GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Por: hellensantos01 • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 811 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Defina o negócio da empresa descrevendo o processo produtivo:
Empresa: Alambique e parque ecológico Vale verde Betim, Localizado na cidade de Betim em Minas Gerais desde 1985.
Negócio: O alambique é responsável pela fabricação de um dos melhores destilados do mundo.
Processo de produção:
O processo inicia-se com a colheita da cana e no prazo máximo de 24horas segue para moagem para não perder a qualidade. Após passar pela moenda vai para o padronizador de brix onde é acrescentado água até chegar ao padrão de sacarose, frutose e glicose adequados, (para cada 5000 litros de garapa acrescentam-se 1400 litros de água) seguindo para a fermentação.
No processo de fermentação da cachaça industrial é utilizado produtos químicos, o que não acontece com a cachaça Vale Verde, onde é usado apenas nutrientes naturais, como farelo de trigo, milho, soja e leveduras com o objetivo de consumir o açúcar e liberar o álcool, deixando o produto com mais sabor.
Na decantação acontece à separação da mistura sólida. A parte líquida é levada para a destilação em panelas de cobre onde é controlado a temperatura e o teor de álcool. O alambique de cobre é considerado um grande “ingrediente” e um diferencial no processo da Vale Verde em relação as indústrias de cachaça. A cachaça feita no Alambique de cobre, resulta em uma bebida mais fina, rica em sabor, aroma e cor.
Nessa fase de destilação resultam três frações denominadas cabeça, calda e coração (que corresponde a 80% do volume total). Utiliza-se apenas o coração, que passa por dois filtros, o primeiro para retirar o zinabre do cobre e o segundo (carvão de pinos vegetal) para retirar a acidez. Na fabricação Industrial não ocorre a separação da parte nobre como é feito na Vale Verde e em outros alambiques artesanais.
Por fim, a cachaça está pronta para ser armazenada ou envelhecida. A cachaça Vale Verde é envelhecida em barris de carvalho europeu de 3 a 12 anos, para ficar com a cor e sabor da madeira. Outra cachaça desse Alambique é a “Minha Deusa”, que é armazenada em barris de grápia entre 2 a 6 meses.
A adega onde ficam armazenados mais de dois mil barris é resfriada por um sistema interno de circulação de água para manter a umidade. É realizado um controle de fungos, além da luz ser controlada mantendo a temperatura. Após esse processo é feito o engarrafamento e levado ao mercado.
Aponte as vulnerabilidades/ oportunidades
Vulnerabilidades:
- ?
Oportunidades:
- ?
Indique os mecanismos de controle/gestão ambiental utilizados
Entre os resíduos gerados na produção da cachaça, o bagaço corresponde a 20% da cana, e após secar ao sol é aproveitado para aquecer as caldeiras a vapor, alimento e cama para animais do parque, adubo e utilizado na construção de ninhos.
No processo de destilação é produzido o vinhoto que recebe tratamento e é reutilizado como fertilizante. A cabeça e a calda, álcool que não devem ser consumidos, é reaproveitada para combustível dos veículos usados no alambique. As águas de lavagem da etapa do engarrafamento passam pela estação de tratamento e são reutilizadas na irrigação do jardim.
No processo produtivo, a Vale Verde se beneficia com as vantagens de uma produção mais limpa. Através da redução dos resíduos é possível economizar no consumo de energia, nos gastos com animais e combustíveis. Além de melhorar a imagem da empresa, o relacionamento com órgãos ambientais e com a comunidade.
...