GESTAO DE PESSOAS
Monografias: GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lalaxa • 9/6/2013 • 1.844 Palavras (8 Páginas) • 337 Visualizações
UNIDERP ANHANGUERA
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE PESSOAS
Prof. Dante Bonetti de Freitas
RENAN DE FREITAS ALVES 375345
ELAINE DIAS DA SILVA 359863
ANGÉLICA APARECIDA FUNES DOS SANTOS 381049
JOÃO PAULO FUNES DOS SANTOS 376530
CAMPO GRANDE/MS
17/04/2013
Sumário
Definição do conceito de Gestão de Pessoas 3
MODELO DE GESTÃO DA SANTA CASA DE CAMPO GRANDE 5
1 – Qual o modelo gerencial aplicado pela Junta Interventora? 5
2. – Qual o ponto alto do planejamento estratégico? 5
4 – Como se dá a avaliação do desempenho dos colaboradores? 6
5. Existe programa de incentivos na Santa Casa?. 6
PLANO DE AÇÃO 7
Referências bibliográficas 9
Definição do conceito de Gestão de Pessoas
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos está baseado na captação, adaptação, acompanhamento e desenvolvimento de pessoas dentro de determinada organização, utilizando as ferramentas necessárias para avaliar e aproveitar, ao máximo, os potenciais e habilidades individuais como forma de crescimento e desenvolvimento organizacional, frente às mudanças da própria empresa.
Outrossim, é uma associação de práticas, habilidades, técnicas, políticas e métodos que servem para administrar os comportamento internos e aproveitar o capital humano dentro da organização.
Entre suas principais funções, estão as seguintes: relações com empregados e relações sindicais, cuida da higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, realiza o desenvolvimento organizacional, oferece treinamentos e desenvolvimento de pessoas, leva informação aos colaboradores, avalia o desempenho dos funcionários, oferece incentivos de salário e benefícios sociais, administra os cargos e salários, orienta e faz a integração dos novos funcionários, admite os candidatos selecionados, recruta e seleciona pessoas, desenha os cargos e analisa e faz a descrição dos cargos.
Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas
O filmes Tempos Modernos (Charles Chaplin, EUA, 1936) retrata a vida nas cidades nos Estados Unidos nos anos 1930, logo depois da crise de 1929, quando uma grande onda de desemprego e depressão econômica assolou toda a sociedade norte-americana, resultando em um elevado número de desemprego no país.
Tempos Modernos está baseado na mecanização e robotização das pessoas dentro de determinada função, não oferecendo a elas oportunidades de crescimento ou até mesmo a troca de função. Mostra, ainda, a falta de preocupação com a saúde do colaborador, com o ambiente de trabalho, com as ferramentas para desenvolver as atividades diárias dentro da organização, o excesso da carga horária da jornada de trabalho, o abuso do poder, a repressão extrema e a falta de oportunidade dentro da empresa. Mostra também o sistema fechado organizacional, com chefes autoritários e falta de informação.
Já a moderna gestão de pessoas vai contra tudo o que é mostrado no filme. A moderna gestão de pessoas busca a mobilização do colaborador dentro da empresa de forma gradual, para aproveitar os seus talentos e habilidades ao máximo, contribuindo assim, para o crescimento organizacional.
Nesta moderna gestão, há o funcionário multitarefa, há um plano de carreira ou até mesmo promoções dentro do setor, existe toda uma preocupação quanto à saúde do funcionário (algumas empresas até oferecem ginástica laboral para todo o quadro de funcionário, disponibilizando um fisioterapeuta ou educador físico para tais práticas), regras de instalação e disponibilização dos equipamentos dentro do setor, o controle da jornada de trabalho (controlando o horário do funcionário para não exceder o limite de horas extras), há um respeito e uma cultura organizacional saudável e agradável a todos, a disseminação da informação referente aos interesses dos funcionários. Resumindo, é o sistema aberto organizacional, com um filtro e uma comunicação direta com outros departamentos, a valorização dos colaboradores, a complacência referente aos imprevistos que surgem durante a jornada de trabalho, os diferentes caminhos para se alcançar o objetivo dentro do setor, a participação nos lucros e nas decisões que surgem no processo de implantação ou expansão da organização, colaborando com uma opinião ou até mesmo fazendo parte da implantação do novo sistema no ambiente de trabalho.
Estes são alguns dos aspectos que diferem a moderna gestão de pessoas do sistema de administração de pessoal antigo, quando não se pensava no empregado como um colaborador, mas sim, como uma máquina, feita somente para servir de uma só maneira, sem expectativas ou até mesmo sem riscos à saúde devido a sua prática laboral.
Deve-se designar a tarefa de apertar parafusos para aquele que no seu máximo potencial consegue apenas essa tarefa, já para aquele que transpassa os conhecimentos e habilidades necessárias para determinada tarefa, apertar parafusos deve ser apenas a porta de entrada para crescer na organização.
MODELO DE GESTÃO DA SANTA CASA DE CAMPO GRANDE
A Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande é uma instituição centenária, sendo responsável pelo atendimento da maioria dos atendimentos médico-hospitalar do Estado de Mato Grosso do Sul. É uma entidade privada mas, por decisão da justiça, há cinco anos é administrada pelo município e governo estadual. No comando da junta interventora
...