GESTÃO E ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
Por: raminhosss • 25/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 140 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
TIAGO DA SILVA RESENDE
“GESTÃO E ESTRATEGICA DE MANUTENÇAO”
Melhoria e Resultado Operacional.
SÃO PAULO
2018
TIAGO DA SILVA RESENDE
“GESTÃO E ESTRATEGICA DE MANUTENÇAO:
Melhoria e Resultado Operacional.
Monografia apresentada ao curso de graduação em engenharia mecânica, do centro universitário Anhanguera de São Paulo, unidade Vila Mariana.
SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O Problema 4
2 OBJETIVOS 2
2.1 Objetivo Geral ou Primário 2
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 5
3 JUSTIFICATIVA 2
1 INTRODUÇÃO[a]
A manutenção, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas épocas mais remotas. Começou a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiram os primeiros técnicos em montagem e assistência. Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou-se, como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No princípio da reconstrução pós-guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão alicerçaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia de manutenção. Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos. Além disso, outra motivação para o avanço da manutenção foi a maior exigência por qualidade. Essas motivações deram origem a uma manutenção mais planejada.
- O Problema[b]
A gestão da manutenção é o processo de supervisionar o funcionamento regular dos recursos técnicos e permanente como máquinas, equipamentos, instalações e ferramentas. Com essa supervisão evitaria paradas na produção por causa de equipamentos quebrados e desperdício de dinheiro em procedimentos de manutenção ineficientes?
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário[c]
Objetivo desse trabalho será dirigido para o setor industrial, com foco no levantamento das melhores práticas, pesquisa, análise e classificação das informações e critérios de manutenção, unificando de maneira abrangente as informações técnicas, visando transmitir uma consistência na gestão da manutenção que seja aplicável ao ambiente da indústria.
...