Galp Energia e a Responsabilidade Social
Por: vitorsantosc • 27/12/2016 • Projeto de pesquisa • 2.302 Palavras (10 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
Índice
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1. Fundamentação da escolha da empresa
2.2 Apresentação da empresa
2.2.1 História
2.2.2 Prémios e reconhecimentos obtidos
2.3. Galp e a Responsabilidade social
2.4. Protecção do Ambiente, Pessoas e Activos
2.5 Qualidade
2.6 Certificações
3. Conclusão
4.Bibliografia
1. Introdução
Vivemos num mundo onde a grande maioria dos recursos naturais são, infelizmente, esgotáveis, falamos de recursos como os combustíveis fosseis, (carvão, petróleo, gás natural, etc) de recursos como água que usamos e abusamos sem preocupações em certo sítios do mundo e noutros pessoas morrem com falta dela, e outras centenas de exemplos que poderiam ser dados. Para além disso há o problema da poluição que tem de ser controlada, não podemos simplesmente acumular resíduos como e onde quisermos sem tratamentos e sem ter em conta as consequências desses atos. A diferença de classes sociais, a pobreza, a discriminação social, a diferença de recursos disponíveis para cada parte do mundo, o analfabetismo, a insegurança, o trabalho forçado, a escravatura, o terrorismo são tantos os problemas que enfrentamos ainda no presente seculo. Muitos aspetos já sofreram uma mudança incrível ao longo do tempo e há um sentimento de querer continuar com esta mudança já em muitas mentalidades com o objetivo de colmatar todos os problemas. Mas para que tal aconteça é necessário que não só as pessoas mudem o modo como olham para o mundo e alterem os seus hábitos defeituosos, mas sobretudo aqueles que “controlam o mundo” aqueles que tem o poder de alterar a vida de milhões de pessoas, os “grandes”, os que tem o grande impacto na economia e politica. O que não nos podemos esquecer é que esses são o exemplo, têm grande impacto ambiental e social, falamos das grandes organizações, nomeadamente as grandes empresas. Têm de ser adotados sistemas e estratégias que deem primazia á sustentabilidade ambiental olhando para o objetivo da empresa tendo sempre em conta a responsabilidade social inerente, porque têm o poder de utilizar grandes massas de recursos bem como o poder de sensibilizar as pessoas com quem trabalham, melhorando o universo em que se envolvem, desde o ambiente que proporcionam aos seus trabalhadores, cidades onde estão situadas, até um plano global onde podemos admitir a sua influência. Por estas razões a responsabilidade social é um tema recente, polemico no entanto de extrema importância, bem como a sustentabilidade ambiental, temas que vão ser abordados ao longo deste trabalho.
2. Desenvolvimento
2.1. Fundamentação da escolha da empresa
A responsabilidade social pode significar que a empresa cumpre os parâmetros de certas normas que a definem ou que se envolve em atividades comunitárias. Mas não se restringe só a isso, é uma empresa que se preocupa em constituir uma comunidade. Uma comunidade que não consiste só em estar regulamentada e negar o trabalho forçado e infantil, ou oferecer boas condições de trabalho, consiste numa empresa que participa diretamente em ações que trazem benefício as comunidades e que tenta minimizar possíveis danos ambientais que a sua atividade possa trazer. É um compromisso da empresa com a sociedade, pelo que se entende, clientes, funcionários, fornecedores, comunidades e meio ambiente.
A empresa, Galp Energia que decidimos abordar, desde muito cedo tem mostrado um interesse enorme pelas boas práticas, sendo que a sua estratégia está delineada com base num compromisso com a sustentabilidade tendo em conta o futuro, incorporando boas práticas em todas as decisões da empresa.
O seu compromisso para com a sustentabilidade e responsabilidade social passa por:
- Ser responsável e valorizar a ética, transparência, assegurando boas práticas;
- Envolver a comunidade, promovendo a criação de valor partilhado;
- Valorizar o capital humano;
- Preocupação com o ambiente, pessoas e ativos;
- Promover inovação, tecnológica e investigação científica;
A sua dedicação perante a sociedade e a sustentabilidade não passa só por compromissos. A Galp nos últimos tempos tem vindo a provar tudo aquilo que promete estando ligada a enumeras iniciativas, como a criação de comités para discussão frequente de novas medidas a adotar, revisão de políticas, criação de planos e sistemas, ações de sensibilização. Para além disso aderiu ao pacto global das nações unidas que visa um compromisso em 10 parâmetros sustentáveis. Por tudo isto e muito mais todos os anos a Galp é reconhecida externamente pela sua sustentabilidade tendo alcançado a 16ª posição de empresas mais sustentáveis do mundo de acordo com a Corporate Knights.(2016).
Chegando então o nosso reconhecimento a esta empresa, com a nossa escolha para este relatório que visa conhecer melhor um bom exemplo em termos de práticas de qualidade, ambiente, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social.
2.2 Apresentação da empresa
A Galp energia é uma empresa que foi fundada em 1999,e apresenta-se como a única empresa de produtos petrolíferos e gás natural em Portugal, mas também se destaca internacionalmente. A suas atividades estão em forte expansão à escala global e desenvolvem-se, essencialmente, em Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Suazilândia, Gâmbia, Timor-Leste, Uruguai, São Tomé e Príncipe, Namíbia e Malawi.
As suas principais atividades predominam na exploração e produção onde conta com mais de 45 projetos, assim como na refinação, mais de 1449 estações de serviço, uma refinaria em Sines e em Matosinhos, e ainda distribuição de venda de gás natural e petróleo, abastece gás natural para mais de 1,3 milhões de pessoas.
Missão: “A nossa missão é criar valor para os clientes, colaboradores e acionistas, atuando nos mercados energéticos com ambição, inovação e competitividade, promovendo o respeito pelos princípios da ética e da sustentabilidade”
...