Geotecnia
Por: ersa1992 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 835 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
1. INTRODUCÃO
A analise de solos é uma importante tarefa para busca de informações que venham a contribuir para um projeto, deve fazer a analise de solo como parte fundamental de um planejamento estrutural de uma construção. A observação de solo somente visual não fornece elementos suficientes, os ensaios identificam as características do solo e quais os tipos de transferência de carga suportam para assim garantir a estabilidade do empreendimento.
O solo é um elemento da natureza constituído de materiais minerais e orgânicos, resultante das interações dos fatores (clima, organismos vivos, material de origem e relevo) e por sofrer influencia desses fatores é sempre considerado instável na proporcionalidade e nunca será o mesmo solo mesmo que coletado em pontos regionais.
Em laboratório o grupo se reuniu para experimentar as técnicas, equipamentos e ferramentas utilizadas na mensuração do solo coletado no campus.
Com orientação da professora foram realizados testes e obtido valores e referencias do solo em questão, para compor nossa base de conhecimento pratico e teórico atendendo os requisitos didáticos para a disciplina de geotecnia.
2. OBJETIVO
Desenvolver o conhecimento e importância do solo na construção civil introduzindo ao conceito a identificação táctil e visual dos solos, determinação dos índices físicos: umidade, peso especifico natural, peso especifico dos sólidos, e analise granulométrica pelo peneiramento.
Os tipos de solo e suas características e estruturas serão estudadas nessa atividade de modo que se possa distinguir os solos finos e solos grossos, e conhecer as partículas que compõem esses solos visando complementar ao estudante o conhecimento na área da mecânica de solos com prática de execução e interpretação dos ensaios realizados no laboratório.
3. EMBASAMENTO TEÓRICO
O solos possuem diversas características e peculiaridades que são designadas através de seu tamanho, o formato desses solos determinam como eles reagem com a influencia de fatores externos, por isso, deve-se antes de qualquer construção grande ou pequena fazer a analise do solo e projetar através dos resultados de laboratório uma perspectiva para constatar a viabilidade ou não da obra. Procura-se através dos ensaios determinar se um solo é fino (siltes ou argilas), ou grosso (areias). Para isso formulas matemáticas são utilizadas para conhecer sua sensibilidade, teor de umidade, resistência e estruturação.
A Tixotropia, observada pela primeira vez em 1907 por Péterfi trouxe grande contribuição para as técnicas de mecânica de solo, através dessa técnica podemos representar a resistência de um solo argiloso amolgado.
A falta de analise conclusiva pode conduzir a decisões erradas e sérias consequências como desperdício, perda de materiais e vidas. Para Cortez (2007), os laboratórios devem oferecer resultados precisos e exatos que proporcionam aos engenheiros bases para elaboração de um projeto de sucesso.
4. PENEIRAS GRANULOMETRICAS SOLO TEST
O grupo coletou amostra de solo no Campus da faculdade, onde foi colocada dentro da peneira granulométrica e permaneceu por 20 minutos para determinação da percentagem e peso que cada faixa especifica de tamanho de partículas representava para a massa total do solo.
Coleta de amostra do solo no campus colocada na peneira granulométrica
Durante
...