Gerenciamento da Cadeia de Suplementos
Por: genesis oliveira • 13/11/2021 • Trabalho acadêmico • 424 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
União Metropolitana de Educação e Cultura
Atividade Discursiva
Itabuna, 2021
Aluno:
Atividade Discursiva
Trabalho desenvolvido para disciplina Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos apresentado à UNIME como exigência para avaliação na Atividade de Discursiva do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Itabuna, 2021
Desenvolvimento
Analise um Case quanto à determinação do tamanho do lote de compras para etiquetas em uma empresa de colorifício, de modo que atenda tanto às necessidades do fornecedor e como o Departamento de Compras auxilia no processo de reduções de custo.
A falta das etiquetas impede que o material seja embalado corretamente, podendo causar atrasos na expedição do material e, até mesmo, o descumprimento de prazos estabelecidos com os clientes.
A capacidade física da empresa impede a compra de grandes quantidades de etiquetas, que são colocadas nos produtos, fato que atrapalha as negociações que permitiriam a compra ideal.
Até 2016 as etiquetas eram compradas pelo valor de R$ 0,058/etiqueta para uma programação de 45 dias, numa quantidade de aproximadamente 4.320 etiquetas (dividido entre os oito modelos). Esse montante de etiquetas supria a necessidade de quatro fornos que produzem uma quantidade de produtos de modo a serem necessárias 24 etiquetas por dia por forno, totalizando 96 etiquetas por dia que, compradas a cada 45 dias resultava em oito compras anuais de lotes de Q = 4320 etiquetas.
No início de 2017, o fornecedor expôs à empresa, sua dificuldade de continuar produzindo em lotes menores.
Assim, o Departamento de Compras tem de entrar em ação para obter um acordo satisfatório entre o fornecedor e a empresa.
Observe os problemas apontados e dê a saída para essa situação.
Resolução:
De acordo com o texto apresentado, a dificuldade da empresa está em estocar um grande volume de etiquetas, nesse quesito pode-se como solução realizar a aquisição de um lote de etiquetas com maior quantidade e combinada com a empresa fornecedora a entrega em quantidades subdivididas afim que não supere a capacidade física do estoque da empresa cliente, então é possível usar o estoque do fornecedor e só recebê-lo quando uma nova entrega fosse possível, utilizando-se da tecnologia de informações para obter controle de estoque integrado com o fornecedor.
Outra solução cabível para a empresa cliente é a expansão da empresa alugando um novo local para armazenamento dos produtos adquiridos. Nesse caso é possível obter poder de barganha com o fabricante para compensar o valor do aluguel reduzindo o preço das etiquetas, e o fornecedor ganharia em volume de vendas. Outra possibilidade, e também sem custo, é revisar o layout da organização, para que o máximo de espaço possível seja desenvolvido.
Referencias
Livro Didático - Ava
...