TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Qualidade

Artigos Científicos: Gestao Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 5

A QUALIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO Joseph Moses Juran

Nascido em 24 de dezembro de 1904 na cidade de Braila, Romênia, Joseph Moses Juran, faleceu em Rye, EUA em 2008. Mudou-se para Minnesota, Estados Unidos, em 1912. Vindo de uma família judaica de origem humilde, Juran destaca-se na escola devido a sua habilidade matemática, sendo também um excelente jogador de xadrez. Em 1920, ingressa na Universidade de Minnesota e, cinco anos depois, forma-se em Engenharia Elétrica.

Ele inicia sua carreira como gestor de qualidade na Western Electrical Company e, em 1926, é convidado a participar do Departamento de Inspeção Estatística da empresa no qual ficou responsável pela aplicação e disseminação das novas técnicas de controle estatístico de qualidade, possibilitando uma rápida ascensão na organização. Como chefe do departamento, publicou seu primeiro artigo sobre qualidade relacionada à engenharia mecânica em 1935.

Após a Segunda Guerra Mundial, Juran decide deixar a empresa e iniciar sua carreira como consultor, além de dedicar-se ao estudo da gestão da qualidade. Atuou também como professor na Universidade de Nova Iorque onde lecionava cursos de controle de qualidade e promovia seminários para executivos. Também desenvolveu projetos de consultoria para Gilette, Hamilton Watch Company e Borg-Warner. Sua obra mais clássica, Quality Control Handbook, publicada pela primeira vez em 1951 e ainda considerada como referência para todo gestor de qualidade, despertou o interesse dos japoneses que, no período pós-guerra, preocupados com a reconstrução de sua economia, convidaram-no para ensiná-los os princípios de gestão de qualidade. Juntamente com W. Edwards Deming, é considerado o pai da revolução da qualidade do Japão e um dos colaboradores na sua transformação em potência mundial.

Em 1974, Juran funda o Juran Institute para facilitar a disseminação de suas ideias através de livros, vídeos e outros materiais. É considerada atualmente uma das mais importantes consultorias de gestão de qualidade do mundo.

Joseph Juran é considerado o primeiro guru que aplicou a qualidade à estratégia empresarial, em vez de ligá-la meramente à estatística ou aos métodos de controlo total da qualidade.

Em sua opinião, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos. Segundo uma óptica de resultados a qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros. Logo, alta qualidade implica, geralmente, maiores custos. De acordo com uma óptica de custos, a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabrico. Logo, alta qualidade custa, em regra, menos dinheiro para as empresas.

Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento; melhoria; e o controle de qualidade. No livro Managerial Breakthrough, Juran põe a melhoria da qualidade no topo das prioridades do gestor. Ele acredita que os processos de negócio são a maior e a mais negligenciada oportunidade de melhoria. Os estudos indicam que 85% dos problemas de qualidade são causados por processos de gestão. Juran considera o planejamento a segunda prioridade, um esforço que deve ter a participação das pessoas que irão implementar. Em sua opinião, a separação entre o planejamento e a execução é uma noção obsoleta que remonta aos tempos de Taylor. Em último lugar, deve fazer-se o controle de qualidade. Juran aconselha a sua delegação para os níveis operacionais da empresa. Devido à crescente qualificação dos trabalhadores, ele acredita profundamente nas equipes autogeridas (self management teams).

Segundo Juran a superioridade japonesa na gestão de qualidade deve-se aos seguintes fatores: o empenho da gestão do topo da organização; formação em qualidade para todos os trabalhadores; a sua participação nas decisões; e a adoção de objetivos de qualidade.

A TRILOGIA DA QUALIDADE SEGUNDO JURAN

• Melhoria da qualidade

1)- Reconheça as necessidades de melhoria.

2)- Transforme as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores.

3)- Crie um conselho de qualidade, selecione projetos de melhoria e as equipes de projeto e de facilitadores.

4)- Promova a formação em qualidade.

5)- Avalie a progressão dos projetos.

6)- Premie as equipes vencedoras.

7)- Faça publicidade dos seus resultados.

8)- Reveja os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias.

9)- Inclua os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.

• Planejamento da qualidade

1)- Identifique os consumidores.

2)- Determine as suas necessidades.

3)- Crie características de produto que satisfaçam essas necessidades.

4)- Crie os processos capazes de satisfazer essas características.

5)- Transfira a liderança desses processos para o nível operacional.

• Controle da qualidade

1)- Avalie o nível de desempenho atual.

2)- Compare-o com os objetivos fixados.

3)- Tome medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.

Juran Management System (JMS) – Sistema Juran de Gestão

Resultado de mais de 50 anos de estudos, este sistema, cujo desenvolvimento iniciou-se em meados da década de 50 na Toyota, continua a aperfeiçoar-se com o decorrer do tempo, sendo caracterizado como o primeiro a atribuir a qualidade à estratégia empresarial. Para Juran, existem duas formas de se definir qualidade. A primeira delas é utilizada para designar um produto que possui as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com