Gestão Qualidade
Exames: Gestão Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 37551982 • 30/5/2014 • 387 Palavras (2 Páginas) • 606 Visualizações
Gestão de Qualidade
Princípios de gestão e ISSO 9001: 2000
Com a ultima revisão editada em 2000 o modelo de sistema de gestão de qualidade definiu pelo ISO baseia-se em 8 principio fundamentais. São eles
1- Foco no cliente,
2- Liderança
3- Envolvimento de pessoas
4- Abordagem de processo
5- Abordagem sistêmica para a gestão
6- Melhoria continua
7- Tomada de decisão baseada em fatos
8- Benefícios mútuos as relações com os fornecedores.
O foco no cliente, melhoria continua e o comprometimento e envolvimento dos funcionários depende em grande medida da liderança da direção da empresa. O comprometimento dos funcionários também e o processo de melhorias continua. A efetiva implementação da gestão da qualidade certamente leva a uma relação ganha-ganha entre clientes e fornecedores, ou seja, atendimento de requisitos e redução de desperdícios.
Principio 1: Foco no cliente
O foco no cliente é fundamental para a identificação dos requisitos dos clientes e do mercado quanto ao produto ou serviço fornecido, assim como para a avaliação de seu grau de satisfação. Sabemos que o sucesso de um negocio depende em grande pare desse foco no cliente. Para isso, é preciso se comunicar e entender quais são requisitos dos clientes.
Muitas vezes, a empresa tem vários tipos de clientes, com requisitos diferentes, e nem todos os requisitos são explicitados Por eles.
Principio 2: Liderança
Ela deve crias e manter o ambiente adequando para que as pessoas se tornem completamente envolvidas com só objetivos de foco no cliente e co m a melhoria continua. A adoção de uma cultura organizacional de valorização da qualidade e um processo lento que deve levar em conta a cultura existente na organização. Os princípios devem se reforçados e estimulados em sua prática até que a mudança desejada se torne irreversível.
Principio 3 : Envolvimento das pessoas
Uma empresa pode ter o Maximo controle sobre os seus funcionários, determinar normas rígidas, supervisionar. Entretanto não será tão eficaz quando o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho. As pessoas são a mátria prima mais importante na organização. Deve-se atentar também para o fato de que as pessoas procuram não apenas remuneração adequada, mas espaço e oportunidade de demonstrar aptidões, crescer profissionalmente. O envolvimento e o comprometimento das pessoas dependem de uma sinalização da liderança da empresa sobre a importância de ter um comprometimento com a qualidade, Para isso, a alta administração exerce um papel de liderança fundamental no sentido de estabelecer e fortalece esses princípios de gestão.
...