Gestao De Pessoas
Exames: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablo1313 • 29/4/2013 • 4.007 Palavras (17 Páginas) • 413 Visualizações
Sumário
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Definindo o Conceito de Gestão de Pessoas 04
Relatório Tempos Modernos 05
Pesquisa Empresarial Através de Questionário 06
Formulário de Pesquisa Empresarial 06
Entrevista 07
Elaborando um Plano de Ação 09
Vamos Fazer um Diagnóstico do Ambiente de Trabalho 10
Ingredientes das Organizações 11
Até que Ponto a Equipe está Motivada 12
Plano de Ação 14
Conclusão 18
Bibliografia 19
Introdução
É notório que hoje o conceito de gestão de pessoas que vivenciamos nas empresas e no dia-a-dia até mesmo dentro de uma ONG, retrata a evolução e o desenvolvimento que este conceito sofreu ao longo do tempo.
Hoje, estamos falando de uma ciência com linha de pesquisa e estudos devidamente comprovados e explicitados, mas há anos atrás pessoas eram apenas indivíduos que produziam dentro das empresas.
O ambiente globalizado propicia um fluxo muito maior e mais intenso de informações, o que aumenta a relevância de gerenciar pessoas de maneira efetiva. Entende-se que o grande diferencial dentro das organizações não é mais a tecnologia ou o maquinário, mas sim as pessoas.
Atualmente, o termo gestão de pessoas está ligado diretamente à área estratégica da companhia, deixando de ser visto apenas como um centro de custos como no passado.
O ambiente de trabalho e suas condições também mudaram drasticamente. A concorrência é fortíssima, o numero de empresas que fecham as portas por falta de recursos também é elevado e isso requer pessoas capacitadas e com diferenciais que lhe garantam sobrevivência no mercado.
O gestor de pessoas propriamente dito passa a ser o profissional que tem todo o perfil de liderança, possui conhecimentos específicos e com isso coordena a sua equipe ou grupo de trabalho.
Desenvolvimento
Definindo o conceito de Gestão de Pessoas.
Dentro da área de Gestão de Recursos Humanos o tema mais abordado é a gerencia que ocorre em torno das pessoas que compõe uma organização.
Essa gerência contempla a administração de tudo que se refere a essas pessoas (colaboradores), que se inicia no recrutamento e seleção, processo de admissão, salário, benefícios, apontamento de folhas de pagamento, passa por toda a vida do indivíduo pela empresa, e vai até o processo de desligamento do funcionário (se ocorrer).
Essa gestão deve ser estratégica e detalhista, para determinar com exatidão todos os processos que vão compor a administração da mesma.
A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador.
Desta forma, visa para a empresa a mão de obra qualificada dos colaboradores, e se torna eficaz e eficiente quando alcança o espírito de colaboração no qual o funcionário se sente parte da empresa e tem orgulho de fazer parte da mesma. Isso ocorre juntamente com a troca mútua onde a empresa reconhece, valoriza, e proporciona crescimento profissional para este colaborador. Esse fato é possibilitado pela administração de recursos com ferramentas tais como: gestão de talentos, plano de carreiras, avaliação de desempenho, remunerações e bonificações, entre outras.
De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.
Os objetivos da Gestão de Pessoas a longo prazo é:
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
• Proporcionar competitividade à organização.
• Proporcionar à organização funcionários bem treinados, preparados e motivados para desempenhar suas funções.
• Aumentar a auto atualização e satisfação dos colaboradores no seu trabalho.
Relatório Tempos Modernos
Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e o texto “Introdução à Moderna Gestão de Pessoas”.
Conforme verificamos no filme “Tempos Modernos”, o diretor e ator Charles Chaplin nos demonstra a falta de preocupação das fábricas de sua época com os colaboradores que trabalhavam para as mesmas.
Isso gerou um estresse muito grande na classe, que desencadeou as graves e uma crise financeira no país, além de evidenciar o grande contraste social existente em seu país. O filme demonstra como as fábricas se preocupavam somente com o lucro, e quantidade de produção, sem se atentar para a Gestão de Pessoas.
O filme pode ser utilizado como um excelente exemplo do que pode acorrer em uma empresa na qual não existe uma boa gestão de pessoas.
Se não há o cuidado da organização de proporcionar para o colaborador uma boa infra-estrutura social, acompanhada de boas condições de trabalho, remunerações justas, tempo de descanso adequado, e alternativas para combater a fadiga e o estresse, o mesmo não irá produzir de maneira eficiente e eficaz, minimizando a produção e o lucro da empresa.
A importância da gestão está em captar as necessidades e expectativas dos seres humanos que compõe a organização, treinando e orientando seu desempenho e aumentando seu conhecimento
...