Gestao De Pessoas
Artigo: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danila31 • 28/5/2014 • 4.849 Palavras (20 Páginas) • 301 Visualizações
ETAPA 1
Definindo o conceito de Gestão de Pessoas.
Dentro da área de Gestão de Recursos Humanos o tema mais abordado é a gerencia que ocorre em torno das pessoas que compõe uma organização. Essa gerência contempla a administração de tudo que se refere a essas pessoas (colaboradores), que se inicia no recrutamento e seleção, processo de admissão, salário, benefícios, apontamento de folhas de pagamento, passa por toda a vida do indivíduo pela empresa, e vai até o processo de desligamento do funcionário (se ocorrer).
Essa gestão deve ser estratégica e detalhista, para determinar com exatidão todos os processos que vão compor a administração da mesma.
A importância da Gestão de Pessoas no setor de RH é indispensável desde o recrutamento e seleção, visando selecionar pessoas com perfil e ideais compatíveis com o da empresa, e nas suas rotinas trabalhistas, uma vez que o papel principal da mesma é conciliar os interesses da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores. Essa gestão tem o papel sutil e interminável de visar uma troca justa e de mútuos benefícios entre empresa e colaborador. Desta forma, visa para a empresa a mão de obra qualificada dos colaboradores, e se torna eficaz e eficiente quando alcança o espírito de colaboração no qual o funcionário se sente parte da empresa e tem orgulho de fazer parte da mesma. Isso ocorre juntamente com a troca mútua onde a empresa reconhece, valoriza, e proporciona crescimento profissional para este colaborador. Esse fato é possibilitado pela administração de recursos com ferramentas tais como: gestão de talentos, plano de carreiras, avaliação de desempenho, remunerações e bonificações, entre outras.
De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.
Oobjetivo da Gestão de Pessoas em longo prazo é:
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
• Proporcionar competitividade à organização.
• Proporcionar à organização funcionários bem treinados, preparados e motivados para desempenhar suas funções.
• Aumentar a auto atualização e satisfação dos colaboradores no seu trabalho.
Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.
A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade garantindo a sobrevivência
Produtividade garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos empregados.
Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.
Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e o texto “Introdução à Moderna Gestão de Pessoas”. Conforme verificamos no filme “Tempos Modernos”, o diretor e ator Charles Chaplin nos demonstra a falta de preocupação das fábricas de sua época com os colaboradores que trabalhavam para as mesmas.
Isso gerou um estresse muito grande na classe, que desencadeou as graves e uma crise financeira no país, além de evidenciar o grande contraste social existente em seu país. O filme demonstra como as fábricas se preocupavam somente com o lucro, e quantidade de produção, sem se atentar para a Gestão de Pessoas.
O filme pode ser utilizado como um excelente exemplo do que pode acorrer em uma empresa na qual não existe uma boa gestão de pessoas. Se não há o cuidado da organização de proporcionar para o colaborador uma boa infra -estrutura social, acompanhada de boas condições de trabalho, remunerações justas, tempo de descanso adequado, e alternativas para combater a fadiga e o estresse, o mesmo não irá produzir de maneira eficiente e eficaz,minimizando a produção e o lucro da empresa.
A importância da gestão está em captar as necessidades e expectativas dos seres humanos que compõe a organização, treinando e orientando seu desempenho e aumentando seu conhecimento para que o mesmo possa cada vez mais aprimorar suas atividades, estandofeliz e satisfeito com o seu serviço.
A gestão de pessoas bem aplicada faz com que o colaborador se sinta parte da empresa, consecutivamente o mesmo adquire um sentimento de orgulho pela organização, estando assim feliz com o seu trabalho, gerando mais produtividade e lucro para o que ele acredita fazer parte (e realmente faz).
O filme “Tempos Modernos” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela época, que se passa na fábrica onde Charlie Chaplin trabalhava, onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos.
Devido aos abusos, os mesmos aderiam a greves e reivindicações até adquirirem melhores condições de trabalho. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica.
Nos dias de hoje não há muita mudança em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa, transformando-lhes em “colaboradores” aoinvés de reles funcionários.
Não se pode negar que o tratamento para com eles (funcionários) mudou muito, com as novas tecnologias, globalização e conhecimento, muitas empresas estão trazendo a gestão de pessoas para um contexto de humanização e motivação para um melhor resultado da empresa.
Porém a grande maioria ainda intimida o funcionário mostra que ele é o lado mais fraco e que tem que dançar conforme a música que a empresa toca e pronto. Isso tudo ocorre ao mesmo tempo em que a empresa diz que esta se modificando se humanizando mais e tentando valorizar seu “colaborador”.
O que podemos concluir é que as coisas mudam ao passo de tartaruga, pois já estamos em 2013 o filme de Chaplin se passa em 1929 após a crise e praticamente os cenários ainda são quase os mesmos.
O filme mostra um funcionário de uma empresa siderúrgica nos Estados Unidos que trabalha num posto de trabalho de uma linha de montagem dinâmica (Fordismo)
...