Gestao De Pessoas
Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elibyg • 11/9/2014 • 2.590 Palavras (11 Páginas) • 456 Visualizações
Definição de Gestão de Pessoas.
A Gestão de pessoas é um componente fundamental da organização de hoje. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados. Não se pode imaginar a função da Gestão de Pessoas sem se conhecer o negócio de uma organização. A Gestão de pessoas objetiva implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão das organizações.
Caracteriza-se uma evolução da área que no passado era conhecida como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos, mas atualmente vêm popularizando-se como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros e Gestão de Capital Humano. A gestão de pessoas é um grande aliado das organizações com finalidade de gerenciar os interesses da organização e dos seus empregados, após ser explorado por diferentes ciências o seu conceito pode ser entendida como a administração de pessoal baseada em uma abordagem sistêmica, A gestão de pessoas abrange diferentes áreas dentro da organização, e tratando da temática proposta, podemos avaliar que a gestão de pessoas no mercado atual é de grande valia para as organizações, deve-se manter o foco na motivação dos colaboradores que agregam valor a organização.
Segundo Chiavenato (1999), a Gestão de Pessoas é um “Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.”
Mudança Organizacional:
A mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. A relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: o comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras. Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento à velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços.
As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informações e tecnologias e isso se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido às tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas. Com as mudanças constantes impostas pelo mercado, o ambiente em que estão inseridas as organizações apresenta-se cada vez mais volátil. Surgem a cada dia novos equipamentos preparados para facilitar o desenvolvimento da organização bem como o trabalho dos colaboradores.
Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas
O filme tempos modernos retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela época, ou seja, o modo de vida após a crise, também conhecida com “A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica.
Depois Charles Chaplin é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria. Como podemos observar naquele tempo o funcionário não era valorizado, à empresa não se importava com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional, As organizações estão mudando seus conceitos investindo mais em seus funcionários para que todos trabalhem com satisfação e assim podendo otimizar os resultados financeiros.
Mas ainda é possível encontrar empresa que intimida o funcionário mostra que ele é o lado mais fraco e que tem que dançar conforme a música que a empresa toca e pronto. Além disso, com a introdução da Gestão de Pessoas, a tecnologia da informação foi uma das principais mudanças integrando televisão, telefone e o computador tornando o mundo mais globalizado. Porém é claro que ainda lidamos com alguns fatores antigos ainda existentes nos dias atuais, como a desigualdade social, em alguns locais de trabalho também ainda existe o sistema de linha de montagem, ou seja, o trabalho repetitivo e principalmente temos que lidar e nos adaptar a todo o momento as novas tecnologias e exigências do mercado de trabalho. Existem alguns aspectos fundamentais para gestão de pessoas: Sendo pessoas como Seres Humanos, ou seja, vontade própria, sonhos, conhecimentos, habilidades, atitudes, comprometimento entre outros dessa forma podendo ajudar cada vez mais as organizações.
Artigo sobre recrutamento e Seleção de Pessoal
O Recrutamento e Seleção embora constituam um processo continuo entre as empresas são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De modo geral, o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função. Assim, a empresa conhecera no momento da seleção o perfil do candidato, ou seja,
...