Gestao de Residuos na Construção Civil
Por: Marielly Casarini • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS
Marielly Casarini Alves ID 303131
Gestão de Resíduos na Construção Civil
Lins – SP
Setembro 2015
1. Um tema de pesquisa
Gestão de Resíduos na Construção Civil
2. Área de estudo
Engenharia Civil
3. O Problema de pesquisa
No artigo será discutido o problema apresentado atualmente no Brasil, quanto ao desperdício de resíduos provenientes das construções civis. E algumas das possibilidades de reaproveitamento desses resíduos.
4. Os objetivos de pesquisa
Gerar uma análise sobre a importância do reaproveitamento desses resíduos, levando em consideração que, hoje no Brasil, o desperdício desses materiais é bem elevado.
5. A hipótese da pesquisa
A implantação de políticas de reaproveitamento dos resíduos das construções, irá proporcionar uma redução significativa aos impactos ambientais, bem como redução de custos, e enorme redução dos desperdícios que hoje ocorrem em grande escala no Brasil.
6. A justificativa da pesquisa
Hoje, a indústria da construção civil, gera uma enorme quantidade de resíduos, além de não serem reaproveitados, na maioria das vezes são dispensados em lugares impróprio, contribuindo com a degradação ambiental. Tal problema gera a necessidade de propostas onde haja um destino para tais resíduos, com foco na diminuição do impacto ambiental, e consequentemente na diminuição de gastos.
7. A metodologia a ser utilizada na pesquisa
Análise da bibliografia disponível e levantamento de dados referentes à métodos de redução do desperdício e melhorias consequentes.
8. Breve introdução
A reutilização de resíduos provenientes da construção civil vem se consolidando a medida que a ideia de sustentabilidade vem se evidenciando. Tal conceito, tem foco não só na prevenção do impacto ambiental causado, como também na redução de custos que é gerado quando ocorre, ao invés do desperdício, o reaproveitamento destes materiais, pois não se consegue repassar essa “perda” ao consumidos final.
Ou seja, minimizando esse desperdício, não apenas temos a diminuição da degradação do meio ambiente, também pode significar o aumento da lucratividade das empresas do ramo da construção.
9. Bibliografia, de acordo com as normas da ABNT
PINTO, T.P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. São Paulo, 1999. 189p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
JOHN, V.M. Reciclagem de resíduos na construção civil – contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo, 2000. 102p. Tese(livre docência) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
...