História da Ergonomia
Por: tivan • 6/5/2018 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Entrega 1
História da Ergonomia
Referência ABRAHÃO, J. ; SZNELWAR, L; SILVINO, A; SARMET, M; PINHO, D. Introdução à ergonomia: da Prática à Teoria. São Paulo: Blucher, 2009
A ergonomia pode ser definida uma disciplina relacionada ao entendimento das interações dos seres humanos com os sistemas onde estão inseridos. O objetivo da mesma é projetar, avaliar tarefas e ambientes de trabalho que sejam compatíveis com as limitações e capacidades dos seres humanos, levando em conta aspectos físicos, cognitivos, organizacionais e sociais.
O surgimento da ergonomia está associado ao final da Segunda Guerra, neste período a Força aérea Britânica buscava compreender porque aviões altamente modernos eram operados de forma ineficiente e ineficaz, a resposta encontrada foi relativamente simples, a falta de adequação de novos itens tecnológicos as características e limites do funcionamento dos sistemas percepto-cognitivos humano. Deste modo, pode se atribuir as funções iniciais da ergonomia atividades relacionais à concepção e definição de painéis e no arranjo do espaço físico. Ao longo do tempo, com a disseminação e aplicação a ergonomia passou a desempenhar novas atividades como estudos voltados a más condições de trabalho, organização de ritmos e tempo, divisão do trabalho, doenças relacionadas ao trabalho e sobre aspectos psicológicos e emocionais.
Atualmente a utilização da ergonomia torna se cada vez mais presente no desenvolvimento de projetos em diferentes áreas, utilizar os recursos de forma mais eficiente e buscar melhores condições de trabalho para reduzir tempos são temas explorados constantemente pela ergonomia.
Entender a respeito do ser humano e a ação a ser trabalhada são aspectos fundamentais tratados pela ergonomia para responder a diferentes demandas, para isto, a mesma deve analisar estes dois aspectos sobre algumas dimensões como nível organizacional, dimensão técnica, leis e regulamentação, ambiente geográfico e dimensão social. A ergonomia não deve ser analisada sobre a ótica de apenas uma perspectiva, a mesma é um processo interdisciplinar e deve contemplar diferentes perspectivas de análise em situações reais e envolver o maior número de sujeitos possíveis, afinal a análise ergonômica deve considerar que a atividade não se constitui apenas pelas variações das situações de trabalho, mas também pela variabilidade dos envolvimentos.
...