Hobbes
Seminário: Hobbes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eeuihau • 28/4/2013 • Seminário • 463 Palavras (2 Páginas) • 499 Visualizações
Explique como se constitui a natureza da sociedade em Hobbes e em que medida tal natureza está presente nas sociedades contemporâneas. (3,0 pontos)
Se constitui a natureza da sociedade em Hobbes, no século XVII, os indivíduos viviam isolados e em uma luta permanente, era a guerra, "homem lobo do homem", o medo seria a morte violenta. Inventaram as armas para protegerem dos outros humanos. Os homens reunidos numa multidão de indivíduos, pelo pactor, passam a constituir um corpo político, uma pessoa artificial criada pela ação humana e que se chama Estado. Ele descarta todas as leis, e coloca como a única lei existente nesse caoes a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conversar.
Hoje em dia há muita desta natureza, aonde um quer ser melhor que o outro e usa todas suas artimanhas para conseguir seu êxito. Hoje a força, seria o dinheiro, o poder político que fala mais alto.
Explique o significado de estado de natureza em Hobbes e relacione-o com a consideração de que em sociedades plurais não são possíveis diálogos sem o uso da força. (3,0 pontos)
o estado de natureza hobbesiano é um estado de guerra permanente em que os contendores são os individuos, agindo isoladamente e entre si, o onde todos tem dirieto a tudo o que lhes possa permitir a força, encontrando-se completamente inseguros em relação as suas proprias vidas e aos bens materiais necessarios para uma vida confortavel.
Explique o significado de pacto social a partir da afirmação de Hobbes: “(...) Os homens não tem nenhum prazer na companhia dos outros (mas pelo contrário um enorne desprazer) quando não houver um poder capaz de inspirar respeito em todos”. (LEVIATÃ, CAP. XIII). (3,0 pontos)
A construção do pacto social que deu origem ao Estado Civil, assim Hobbes passa a analisar o Estado. Ele apresenta uma argumentação de uma pessoa artificial como aquela entidade que representa outras pessoas naturais ou artificiais e é esta a personificação do Estado.
A base da criação do Estado , para o autor, esta na necessidade de se exercer um controle sobre a natureza humana, a qual, movida pelo desejo de poder incessante, inviabiliza a vida em estado de natureza, forçando o homem a procurar saídas, sendo a institucionalização do Estado uma decisão racional a qual viabiliza a troca de uma liberdade ilimitada do estado de natureza, por uma liberdade controlada, com segurança existente no estado de sociedade.
O Estado surge, na visão de Hobbes, com uma restrição que o homem impõe sobre si mesmo como forma de cessar o estado de guerra de todos contra todos.
...