IDENTIFICAÇÃO TÁTIL-VISUAL DOS SOLOS
Por: Babisouza12 • 12/3/2019 • Trabalho acadêmico • 743 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
Resultados e discussões IDENTIFICAÇÃO TÁTIL-VISUAL DOS SOLOS
Com a realização dos procedimentos experimentais, utilizando os sentidos da visão, tato, olfato e através da análise de outras analises, é possível obter as condições gerais de cada solo (identificadas numericamente), de forma rápida. As amostras devem ser examinadas, visando- se identifica-las no mínimo, através das seguintes características: granulometria; plasticidade; compacidade, no caso de solos grossos; consistência, no caso de solos finos; cor e origem, no caso de solos residuais, orgânicos e marinhos ou aterros (ABNT NBR 7250, 1982).
Com as análises feitas, foi possível ter as seguintes classificações de cada solo:
Solo 1: se trata de um solo de coloração branco – rosado, inodoro, seco, fino, com pouca quantidade de pedregulhos e sem matéria orgânica em sua composição.
Solo 2: solo seco, sem odor, grosso com pouca quantidade de finos, pequena parcela de matéria orgânica e cor acinzentada.
Solo 3: miscigenação de solo fino e grosso, de cor avermelhada, seco, sem cheiro e sem matéria orgânica em sua constituição.
Solo 4: solo fino, seco, inodoro, desprovido de matéria orgânica e coloração avermelhada. Solo 5: solo fino, contendo matéria orgânica, de coloração rosada, seco e sem odor.
Solo 6: solo grosso, seco, inodoro e de coloração mesclada entre amarelo, rosado e branco e sem matéria orgânica.
Solo 7: solo fino, coloração rosada, sem odor nem cheiro e livre de matéria orgânica. Testes de identificação rápida de solos:
Para identificação das oito amostras de solos dispostas nas bancadas, em relação às características de fácil identificação, submeteram dois solos em cada teste. Foram realizados os seguintes testes: textura, plasticidade, resistência do solo seco e desagregação do solo submerso, mobilidade da agua intersticial, dispersão em água, de sujar as mãos e solos orgânicos.
O teste de textura foi realizado no: solo 1, que se apresentou escorregadia como sabão quando úmida, porém, com pequena aspereza, resultada de uma baixa quantidade de silte, portanto, identificada como uma argila - siltosa; solo 2, apresentando-se áspera, com partículas a olho nu, contendo pouco de finos na composição, com isso, se mostrando como uma areia - siltosa.
O teste de plasticidade ocorreu no: solo 2, que se mostrou muito pouco moldável, caracterizada como uma areia - siltosa; solo 3, apresentando alta moldabilidade com pequenos níveis de areia, mostrando-se então uma argila - arenosa.
O teste de resistência do solo seco e desagregação do solo submerso foi feito no: solo 3, não sendo possível ser realizado no solo 3, por não apresentar torrões na sua composição, com isso, o solo foi submetido a um outro teste (colocar nome do teste),lavando-se o solo com água corrente na mão, ocorrendo assim a lavagem da argila e restando apenas areia, e portanto, indicando ser uma argila - arenosa; solo 4,por não haver torrões no solo 4 também não foi possível realizar o ensaio.
O teste de mobilidade da água intersticial ocorreu no: solo 4, apresentou superfície brilhante permanente, e
...