IMPACTOS AMBIENTAIS NA EXTRAÇÃO DE AREIA
Por: Sabrina Cristina Silva Freitas • 21/6/2017 • Seminário • 5.429 Palavras (22 Páginas) • 531 Visualizações
Redução de Impactos Ambientais na Extração de areia
Allan Amorim Campos1; Darliana Ramos Leite2; Felipe Ferreira da Silva3; Gustavo Avelar Duarte4; Frederico dos Santos Moreira5; Sabrina Cristina Silva Freitas6;
Larissa Ribeiro Herzog7 (Orientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1allanamorimcampos@hotmail.com; 2darlianaita@hotmail.com; 3filipefs30@gmail.com; 4guavelarduarte@hotmail.com; 5fred.seguros@gmail.com; 6sabrinazephyr89@gmail.com;
7larissa.herzog@prof.unibh.br
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
A mineração é considerada um dos setores básicos da economia no Brasil. A atividade minerária fornece matéria-prima para a indústria, sendo que vários produtos, desde os mais simples aos mais complexos, têm origem mineral. Os produtos mais minerados no Brasil, em volume, são areia e a pedra britada. (MACÊDO, BAZANTE, BONATES, 2001).
As atividades de extração de areia são de grande importância para a sobrevivência do homem moderno, tendo presença contínua em suas atividades, além do crescimento excessivo e constante para a construção civil, mas igualmente responsáveis por impactos ambientais negativos, alguns inclusive irreversíveis. Apesar de existirem normas ambientais para a realização dessas atividades, as áreas exploradas sofrem modificações irreversíveis. A abertura de imensas crateras para a extração alteram o relevo, podendo causar grandes erosões. Depois de exploradas, algumas áreas são abandonadas sem o devido cumprimento das normas e leis ambientais.
Por outro lado, um dos grandes desafios ambientais atualmente, é permitir o atendimento a crescente demanda deste bem, procurando melhorar a produtividade do processo de exploração de areia e outros, uma vez que estes recursos naturais são limitados, e muito passíveis de esgotamento nos próximos anos.
Os recursos naturais são os principais recursos de um país na geração de riquezas e de extrema importância para o desenvolvimento de um determinado local, sendo utilizados como matéria-prima para diversos segmentos do setor industrial, construção civil, além de serem aproveitados como fontes energéticas. No entanto, a extração dos minerais desencadeiam uma série de problemas socioeconômicos, afetando diretamente a natureza e a qualidade de vida da população.
Fato é que não se pode recusar o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e economicamente exploráveis. Sendo assim, é imprescindível a realização de estudos de controle ambiental, visando identificar áreas de preservação necessárias e a implementação de medidas de controle capazes de reduzir os impactos negativos sobre os recursos naturais para que se possa utilizá-lo de maneira sustentável.
Este artigo busca relatar e discutir uma perspectiva de trabalho de diversas áreas do conhecimento sobre um tema que nos últimos anos ganhou muita força: O meio ambiente, destacando aspectos, impactos causados e como preservar o mesmo.
A escolha deste tema foi definida por vários motivos, dentre eles, por ser um tema vivenciado por todos, muito conhecido pelas pessoas, porém pouco executado de forma correta, e ainda por ser um tema que naturalmente permite uma abordagem interdisciplinar de forma geral.
Deste modo, o presente artigo objetiva apresentar como se desenvolve a atividade de extração de areia, ressaltando a utilização dos recursos naturais ao longo do processo e os impactos ambientais decorrentes da sua utilização, afim de propor medidas simples para mitigação dos impactos, onde, também serão mostrados os contrastes da área indicando de forma visível que o ambiente vem sofrendo impactos graves ao longo dos anos e que recentemente a aceleração da erosão está cada vez mais se expandindo de forma aleatória vindo principalmente das áreas de extrações.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Analisar um empreendimento de extração de areia identificando os principais aspectos e impactos ambientais relativos essa atividade e apresentar ações dispostas a minimizar os mesmos.
2.2 Objetivos específicos
- Realizar uma visita técnica para coleta de dados e análises;
- Levantar e analisar aspectos e impactos ambientais decorrentes da instalação e operação do empreendimento analisado;
- Propor um plano de ações para minimizar impactos ambientais e medidas de controle compensatórias a serem realizadas na área do empreendimento e no entorno da mesma;
- Obter dados necessários para elaboração de um Programa de Controle Ambiental (PCA), de acordo com as normas impostas por órgãos responsáveis por licenciamentos ambientais;
3 METODOLOGIA
O desenvolvimento do trabalho será realizado em três etapas. A primeira etapa contempla uma revisão bibliográfica sobre o tema Controle de Qualidade Ambiental – CQA.
O levantamento bibliográfico acerca da realização e formatação do CQA será realizado através de pesquisas acadêmicas e informações de empresas que atuam nos segmentos de controle ambiental e mineração.
A segunda etapa contempla a elaboração de um documento, contendo uma lista de dados e informações necessárias para o cumprimento de exigências legais, buscando aplicar métodos simplificados na área do empreendimento e em seu entorno, sugerindo ações de prevenção, correção e controle a impactos ambientais, entre elas, equipamentos de controle e sistemas de tratamentos de rejeitos, avaliando a eficiência de cada um, [a]visando combater também a poluição com o emprego de técnicas simples e corretivas, sendo acompanhadas também de medidas que diminuam as evidências de agentes impactantes sobre o local de exploração, uma vez que estas envolvem interesses econômicos, políticos e sociais.
...