INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
Por: Rafael B.S. • 11/2/2017 • Relatório de pesquisa • 387 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
Atividade Avaliativa II- Sociologia
No cenário contemporâneo brasileiro, o sistema carcerário encontra-se deveras defasado, por questões político-sociais, sendo a situação consolidada principalmente através do evento chamado: anomia social, onde a sociedade encontra-se em um estado não harmônico.
O meio ao qual será referido é a “prisão”. Mas o que seria a “prisão” em si e qual sua função?
A prisão é um método punitivo encontrado para infratores da lei, onde priva-se o indivíduo de sua liberdade e tem como principal finalidade corrigir e manter a pessoa como cidadão dentro do meio social, após pagar sua pena, garantindo sua respectiva salubridade. Por ventura, o método deveria ser usado como último recurso (em determinados casos), por exemplo, no que se refere à segregação dos indivíduos por delito cometido. Às vezes alguém que sequer foi julgado é posto junto à outros que cometeram delitos mais graves. No Brasil por exemplo isso ocorre com frequência, apesar de haver leis (Por exemplo: LEP-Lei de Execuções Penais) estabelecidas que garantem a reintegração da entidade à sociedade.
Atualmente são tomadas medidas cabíveis para mudar o sistema, entretanto pouquíssimas. Por outro lado há medidas que provocam mudanças, mesmo assim não ocorrem melhorias, tal como a construção de mais presídios, vem a ser necessário devido à superlotação dos mesmos, mas a conjuntura permanece.
A ausência de condições básicas (higiene, segurança) para os sujeitos leva à revoltas, no caso rebeliões, e assim a privação de liberdade torna-se um meio mais violento que o mundo a fora em si. Pode-se dizer que piora o indivíduo, por consequência gera descontentamento por parte de todos.
Em outros países o sistema funciona, devido ao seguimento das leis impostas e de suas possíveis soluções, as quais podem ser citadas: salubridade (higiene e segurança), trabalho e disciplina como possível resolução condutiva para com a criatura. O que necessita de investimentos financeiros no meio(punitivo) [por parte do Estado (uma vez que até então, este reflete sua despreocupância com o preso para a população). O que não ocorre com frequência no país por parte do Executivo(inclusive)], quanto à política pública de conscientização das pessoas (nas escolas principalmente) de que é necessária a recuperação do indivíduo para que a harmonia venha a ser estabelecida gradualmente e no local em si, em que questão de infraestrutura e demais condições básicas para com o ser humano.
...