INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA
Por: Henrique Roges • 23/4/2017 • Relatório de pesquisa • 695 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA
ALUNOS:
Ensaio: Equivalente de Areia
Curso: Tecnologia em Estradas.
Fortaleza
2016
Objetivo
Essa norma fixa os requisitos para a determinação do equivalente de areia de solos ou de agregados miúdos. Ela é basicamente a relação volumétrica entre a quantidade de areia e a quantidade de partículas argilosas de um solo.
MATERIAIS
Peneira n°4, proveta cilíndrica, tubo de cobre ou latão de 6,4mm de diâmetro externo e 50cm de comprimento. Um garrafão de 5 litros vedados com rolha de borracha de dois furos e de um tubo de cobre dobrado. O garrafão é colocado 90cm acima da mesa de trabalho. Um tubo de borracha de 5mm de diâmetro interno com uma pinça. Um funil e um pistão de 1kg constituído por uma base metálica de 46cm de comprimento, tendo na extremidade uma sapata cônica de 25,4 de diâmetro, a sapata possui três pequenos parafusos que permitem centra-lo na proveta. 5 litros de solução concentrada (agua destilada, 557g de cloreto de cálcio anidro, 2510g de glicerina U.S.P e 37,5g de formaldeído a 40% de volume.
MÉTODOS
A amostra é obtida com o material que passa na peneira 4,8mm. O ensaio começa com o sifona-se da solução de trabalho para a proveta, até atingir o traço de referência a 10cm da base depois transfere para a proveta com o auxílio do funil o conteúdo do recipiente de medida cheio de amostra, cerca de 110g de material solto, é imprescindível que se bata no fundo da proveta com a palma da mão para deslocar as bolhas de ar e ajudar a molhar a amostra, depois desse procedimento deixa a proveta com a amostra em repouso por 10 minutos. Logo após o repouso tampa-se a proveta com uma rolha de borracha e agita-se em movimentos horizontais, o deslocamento da proveta não deve passar de 20cm, executando assim 90 ciclos completos de vaivém em 30 segundos, retira-se então a rolha da proveta de referência superior a 38cm da base, suspende-se levemente o tubo lavador, logo após isso, deixa-se repousar por mais 20 minutos sem que achar qualquer deslocamento na proveta por esse determinado tempo. Após esse período determina-se o nível superior da suspensão, com precisão de 2mm, se a proveta não for graduada faz-se a leitura com o auxílio de uma régua milimetrada e para finalizar introduz-se o pistão cuidadosamente na proveta, até assenta-lo completamente na areia, gira-se a haste ligeiramente, sem empurra-la para baixo, até que um dos parafusos na sapata se torne visível. O nível do centro do parafuso corresponde ao nível superior da areia.
RESULTADOS
O equivalente de areia varia de 0% a 100%. Acima de 30% é um solo satisfatório, abaixo de 20% é um solo ruim e entre 20% e 30% tem-se que recorrer aos ensaios clássicos de caracterização. Formular para se calcular o equivalente de areia (E.A) é:
E.A: Leitura no topo da areia x100
Leitura no topo da argila
Em nossa primeira amostra a leitura no topo de areia foi de 6,2cm e a leitura no topo de argila 16,8cm e com esses dados aplicamos a formula acima e chegamos em um resultado de 36,90%. Em nossa segunda amostra a leitura no topo de areia foi de 2cm e de argila 20,7cm e posteriormente aplicando a formula acima mais uma vez chegamos ao resultado de 9,6%.
...