TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE MATERIAIS

Por:   •  25/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UFF – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE PLASTICIDADE

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE MATERIAIS

V - 2015.2

Professora Ésoly


RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE PLASTICIDADE

EQUIPE 1

Andreza Freire Marques

Bruna Biondi

Caio Henrique Tonázio Ferreira

Guilherme Naback Zambroni

Ivina Thairine Coelho

Mariana Soares Braga

Nathália Lamon Lopes

VOLTA REDONDA

19 DE JANEIRO DE 2016


  1. RESUMO

Esse ensaio foi feito para analisar o teor de umidade e assim, a plasticidade de uma argila. Foram realizados 3 amostras, onde o procedimento adotado foi conseguir uma argila no seu limite de moldagem. Após o tempo determinado para deixar na estufa, foi novamente pesada e se obteve o valor da média de 28,244% no teor de umidade, e esse valor é aceita para uma massa plástica onde o limite estabelecido segundo a norma varia entre 5%.

  1. INTRODUÇÃO

A argila é um material natural, terroso, constituído essencialmente de argilominerais (silicatos de alumínio (ou magnésio) hidratados), mas podendo contudo, conter outros minerais, matérias orgânicas e outras impurezas.

Graças aos argilominerais as argilas em contato com água desenvolvem muitas propriedades. Uma das propriedades mais importantes da argila, que será discutida nesse relatório é a plasticidade.

        A plasticidade assume um papel fundamental na fabricação de cerâmicas, seja para estrutural ou para revestimento, já que é um parâmetro que está relacionado intrinsecamente à própria argila, ao seu teor de umidade e à sua quantidade na preparação de massas cerâmicas. O conhecimento da plasticidade de uma massa ou matéria-prima é de grande utilidade na etapa de moldagem de um produto cerâmico. Através de valores de índice de plasticidade, pode-se estimar a adequação da massa cerâmica com relação à conformação         de peças. Determinados valores de índice de plasticidade podem indicar se uma composição é apropriada para a confecção de materiais cerâmicos por prensagem ou por extrusão.

        O índice de plasticidade das argilas é feita indiretamente através da medição de outras propriedades existindo vários instrumentos para isto. Atterberg definiu os limites de retração, plasticidade e liquidez das argilas dividindo os valores de umidade. A diferença entre os limites de plasticidade e liquidez é considerada com o índice de plasticidade de Atterberg.

O objetivo desse experimento é a determinação do limite de plasticidade de

Attemberg para a argila.


  1. MÉTODOS E MATERIAIS

Materiais

Os materiais utilizados nesse experimento foram:

  • 3 Recipientes para armazenamento da amostra para a determinação de umidade;

  • Garrafa plástica com água;

  • Placa de vidro para moldar a massa;

  • Gabarito cilíndrico para comparação, com 3 mm de diâmetro e cerca de 100 mm de comprimento;
  • Balança;
  • Estufa;
  • Argila;

Procedimento Experimental

Para a realização do experimento primeiramente foi necessário nomear cada um dos 3 recipientes de gesso onde seriam depositadas as amostras posteriormente, para fins de calculo e organização. Nomeados os recipientes, pesamos cada um deles, anotando de acordo com a sua nomeação. Apesar de parecerem iguais, cada recipiente deveria ser pesado separadamente, uma vez que possuíam diferentes valores de massa. Os valores encontrados serão observados na tabela a seguir.

Começamos então a moldar a massa plástica, no caso, a argila, sobre uma placa de vidro, até que a mesma obtivesse uma forma elipsoidal, com aproximadamente 3mm de diâmetro de 10 cm de comprimento. Ao chegarmos ao resultado desejado, deveríamos amassar a argila novamente e iniciar o procedimento mais uma vez, moldando a argila na forma desejada. Esse procedimento deveria ser repetido até que não fosse mais possível moldar a massa, de modo que ela se fissurasse em pequenos fragmentos.

Assim, deveríamos coletar os fragmentos, deposita-los em seu respectivo recipiente e pesa-lo novamente, considerando agora a massa adicionada. O experimento deveria ser repetido 3 vezes com 3 diferentes amostras da argila. Ao término dessas atividades, os recipientes deveriam ser mapeados e colocados na estufa a uma temperatura de 100C por 24h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com