ISO 9001 E APLICAÇÕES A CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Nogueira F. • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.529 Palavras (7 Páginas) • 1.143 Visualizações
ISO 9001 E APLICAÇÕES A CONSTRUÇÃO CIVIL
Surgindo como um conjunto de normas de padronização para bens e serviços, a ISO 9001 tem como objetivo a melhoria de gestão de uma empresa e consequentemente a satisfação do cliente.
A ISO 9001 é um sistema de padronização internacional, porém no Brasil ela tem tais normas regidas pela NBR ISO 9001, que é uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação, à ISO 9001 elvaborada pelo Technical Committe Quality management and quality assurance e Subcommitte Quality Systems.
Teve seu inicio como um organização não-governamental, fundada em 1947, Genebra, e hoje presente em 189 países. Esta familía de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradoes, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Sua aplicação pode ser feita em campos diversos e distintos como materiais, produtos, processos e serviços.
Dois tipos de auditoria são requeridos para se tornar registrado nos padrões: Auditoria externa por um corpo certificador e auditoria interna por equipe treinada iso 9001 entregano processo.
Possui, no momento (ISO 9001:2015), 7 principios de gestão da qualidade:
Foco no cliente, Liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência, gestão de relacionamento.PDCA
As normas ISO 9001 quando aplicadas á construção civil entende que a qualidade começa no projeto, passa pela sua construção e processo de venda e estende-se à assistência técnica pós-venda. Tais normas aplicadas a construção civil implicam rigoroso controle não somente do processos construtivos, mas também dos processos administrativos, planejamento da obra, treinamento e qualificação dos funcionários e processo de venda do imóvel.
Ao adotar a ISO 9001, a construtora garante para seus clientes a conformidade com os requisitos especificados durante projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.
Como pedido em trabalho, seguem exemplos da aplicação de normas ISO 9001 na construção civil:
Da aplicação do PDCA a construção civil
O PDCA, estabelecido na ISO 9001:2015, 0.3.2, busca a padronização e melhoria continua de processos, seja qual for. A aplicação do PDCA ou “Plan, do, check, act/adjust” pode ser feito praticamente em toda e qualquer área, ele pode ser aplicado nas esferas macro e micro.
Na construção civil, por exemplo, processos são utilizados para a obtenção de resultados especificos que, em conjunto e articulados, cumprirão objetivos mais amplos. Se aplicado corretamente leva a uma maior probabilidade de sucesso, redução do tempo gasto com tarefas operacionais e custos.
Plan: Determinar o objetivo e métodos para alcança-lo. É realizado uma verificação de viabilidade técnica e econômica das possiveis opções, e a escolha do que melhor atende os requerimentos.
Exemplo:
Objetivo: Construção de um prédio residencial, com qualidade e metodos construtivos que atendam a norma ISO 9001.
Verifica-se a viabilidade técnica e economica para realização das opções, e a escolha é feita.
Do: É a implementação da opção escolhida.
Exemplo:
É o inicio do processo construtivo e todas as suas fases.
Check: É a observação entre os resultados desejados e os obtidos, na etapa anterior. Isso é feito com base na coleta de dados durante o processo analisado, podendo assim definir grau de sucesso alcançado e fornecer parâmetros na determinação de alterações necessárias.
Exemplo:
É a analise do cumprimento dos objetivos e requerimentos. Foi possivel entregar o prédio no tempo planejado? A qualidade estava de acordo do o requerido? Quais foram os erros e acertos e o quão perto de chegar no objetivo se conseguiu? O que podemos melhorar?
Act/Adjust: É o ajuste do processo para aproxima-lo cada vez mais dos resultados desejados, baseado na analise de desempenho com base nos resultados obtidos, é a melhoria continua.
Exemplo:
É o ajuste dos processos responsaveis pelo resultado negativo, caso haja. Atrasou a entrega de prédio, por determinados motivos, ajusta-se os processos do motivo encontrado de encontro com o objetivo e requerimento.
Do projeto
Seguindo ABNT NBR ISO 9001:2015, 8.3, aplicado a construção civil, como exemplo uma construtora e incorporadora, deve-se estabelecer, implementar e manter um processo de projeto e desenvolvimento que assegure a entrega dos produtos e serviços.
Tratando-se de uma obra, por exemplo, devemos levar em consideração (NBR 9001:20015 – 8.3.2):
A natureza do processo – Uma obra civil, a contrução de um prédio residencial, por exemplo.
Duração e complexidade – Duração da obra e complexidade da mesma
Os estágios requeridos – Os estágios requeridos até a finalização da obra
Verificação e validação – A verificação e validação do projeto em si, tanto internamente (na avaliação da empresa) quanto externo (nos processos legais).
Responsabilidades e autoridades – Aqueles envolvidos no projeto e desenvolvimento. Os engenheiros, por exemplo.
Recursos internos e externos necessarios – Avaliação do montante de recursos necessarios para a entrega do produto final ou serviço.
Controle de pessoas envolvidas – No processo de projeto e desenvolvimento.
Envolvimento de clientes e usuários no processo de projeto e desenvolvimento – Analisar a necessidade de envolvimento de clientes e usuários no processo, por exemplo, uma empresa contratou a construtora para fazer determinado prédio, é necessario que ela dê sua visão de como quer o produto ou apenas deixe a cargo da construtora?
Requisitos para provisão de produtos e serviços – O que é necessário para a entrega final.
Nivel de controle esperado para o processo de projeto e desenvolvimento por clientes
...