TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Ambiental da Energia Nclear

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

O impacto ambiental da energia nuclear resulta do ciclo do combustível nuclear, da operação das usinas e dos efeitos de acidentes nucleares (esse último, o que mais gera controvérsias).

As emissões de gases de efeito estufa, provenientes da geração através de cisão nuclear são muito menores do que as associadas ao carvão, petróleo e gás, e os riscos rotineiros para a saúde são muito menores que os associados principalmente ao carvão (também presente nos outros métodos, porém mais expressivo no carvão devido ao manuseio, transporte e operação do mesmo). No entanto, existe uma possibilidade de “risco catastrófico” se a contenção ou operação falharem, que, em reatores nucleares, pode ser provocada por combustíveis superaquecidos derretendo e liberando grandes quantidades de produtos de fissão para o meio ambiente. Esse risco potencial poderia acabar com os benefícios. Além desse risco na falha de operação, os resíduos radioativos mais duradouros, incluindo o combustível nuclear gasto na geração, devem ser contidos e isolados do ambiente por um longo período de tempo. Entretanto, o combustível nuclear gasto pode vir a ser reutilizado, produzindo ainda mais energia e reduzindo a quantidade de resíduos a serem contidos, falaremos disso logo em seguida.

O público foi sensibilizado aos riscos catastróficos após a existência de acidentes, e gradativamente veio se criando uma grande oposição à geração de energia através das usinas nucleares.

O acidente de Three Mile Island, (ocorrido em 1979, consequência do derretimento nuclear parcial da Unidade 2 da central nuclear de Three Mile Island, no condado de Dauphin, perto de Harrisburg. Foi o mais significativo acidente na história da indústria de geração comercial de energia nuclear americana, resultando na libertação de até 481 PBq* de gases radioativos e menos de 740 GBq* do particularmente perigoso iodo-131.) e o desastre de Chernobyl (26 de abril de 1986 na central eléctrica da Usina Nuclear de Chernobyl – então na República Socialista Soviética da Ucrânia. Uma explosão e um incêndio lançaram grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalhou por boa parte da União Soviética e da Europa Ocidental. O desastre é o pior acidente nuclear da história em termos de custo e de mortes resultantes, além de ser um dos dois únicos classificados como um evento de nível 7 (classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares), junto a altos custos de construção da usina e extração de matéria prima, também agravados por atrasos resultantes de um calendário constante de demonstrações, testes e ações políticas, causadas pela oposição antinuclear, encerraram o rápido crescimento do potencial de geração nuclear no mundo.

Outro acidente crítico se sucedeu da liberação de materiais radioativos seguida do tsunami japonês de 2011 que danificou a Usina Nuclear de Fukushima I, resultando em explosões de gás hidrogênio e fusões parciais classificadas também como um evento de Nível 7. A liberação em grande escala da radioatividade resultou na evacuação de pessoas de uma zona de exclusão de 20 km instalada em torno da usina, semelhante à zona de exclusão de Chernobyl, de 30 km de extensão, ainda em vigor.

*Becquerel é a unidade de medida no Sistema Internacional para atividade de um radionuclídeo.

A energia nuclear tem pelo menos três fluxos de resíduos que podem afetar o meio ambiente:

  1. Combustível nuclear gasto no local do reator (incluindo produtos de fissão e resíduos de plutônio);
  2. Rejeitos e resíduos de rocha em moinhos de mineração de urânio;
  3. Lançamentos de grandes quantidades de materiais radioativos perigosos devido a acidentes.

Desvantagem:

Custa mais caro (não contabiliza impacto ambiental, redução na produção de alimentos – área ocupada)

Mineração de urânio – não pode haver muito tempo de exposição da pessoa. Presença de radônio radioativo devido ao decaimento do urânio

Segurança no transporte (vários testes no meio ambiente – acidentes – procurar testes alemães)

Gases armazenados – xenonio e criptonio. Ficam em armazenagem, decaem rapidamente, viram gas nobre – TV de raio catodico prejudica mais do que operadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com