Implantação da aviação no Brasil
Artigo: Implantação da aviação no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stecastro • 12/8/2014 • Artigo • 239 Palavras (1 Páginas) • 317 Visualizações
Contribuíram, pois foi através de inúmeras experiências em torno do balão, dando-lhe sustentabilidade e dirigibiladade, que foram surgindo novas idéias até a concretização de um aeródino. Temos como exemplo o próprio Santos Dumont, que começou construindo balões, depois dirigíveis e acabou sendo pioneiro na contrução de um avião, o qual criou um marco na história mundial.
A experiência brasileira com balões na guerra do Paraguai contribui sim para a implantação da aviação no Brasil. Embora tenham se passado mais de quarenta anos sem atividades aeronáuticas, as forças armadas brasileiras já tinham o pioneirismo e uma pequena experiência aeronáutica, o que sem dúvida, contribuiu para a consolidação da filosofia de uso do vetor aéreo tanto para ataque, como para transporte e
observação no começo do século XX.
Contudo, mesmo com o conhecimento aeronáutico anterior e o exército já possuindo um núcleo de aeroestação desde 1907, o uso de aeronaves no Brasil ainda era insipiente.
Foi somente a partir da década de 1910, com o crescente entusiasmo nacional por aviões e a instituição do Prêmio Magalhães Costa, que foi criado o Aeroclube Brasileiro, que no começou formou apenas civis. Mais tarde, através de um convênio com o governo brasileiro (e uma certa pressão por parte da imprensa brasileira), criou-se no mesmo local do Aeroclube Brasileiro (Campo dos Afonsos), a Escola Brasileira de Aviação, com o objetivo de formar aviadores militares para o Exército e Marinha.
Fonte
Lemos, Valmir. História da aviação. Palhoça: Unisul Virtual, 2012. Unidade 2
...