Implantação de passarela
Por: drica._ • 15/5/2017 • Relatório de pesquisa • 929 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O projeto foi elaborado visando a diminuição de acidentes de transito envolvendo pedestres que trafegam ou atravessam ruas/avenidas/estradas.
Esses acidentes além de trazerem prejuízos ao acidentado trazem transtornos ao condutor do veículo e os órgãos de transito, bem como os custos e sequelas despendidas pelo acidentado e/ou condutor.
As passarelas de pedestres são pontes e viadutos construídos para o trafego exclusivo de pedestre com objetivo de facilitar a travessia de pedestres em locais de fluxos contidos, cursos d’água e depressões de terreno natural.
A presença de vias rápidas e de rodovias em meio urbano tornou indispensável à construção de numerosas passarelas.
2. OBJETIVO
Com o intuito de melhorar o fluxo em zonas urbanas e rurais, o projeto proposto tem como finalidade a de projetar e dimensionar uma passarela em um local pré determinado que reduza, principalmente, a interação entre pedestre e veículos, colocando em pratica todo o método adquirido em sala. Com o auxilio de livros, normas e orientadores terá como base as informações transmitidas para dar inicio ao projeto.
3. PASSARELA
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as passarelas para pedestres constituem- se, essencialmente, em tipos de obras de arte especiais. Dessa forma, na elaboração de projetos, obrigatoriamente, devem ser observadas as linhas gerais da Instrução de Serviço ISF 216: Projeto de Obras de Arte Especiais. Na concepção de projetos de passarelas, são considerados, em geral, os seguintes pontos:
a) Localização favorável da passarela;
b) Garantia de conforto, segurança e facilidade de acesso aos pedestres;
c) Atendimento ao gabarito estabelecido para a via;
d) Prescrições da norma ABNT NBR 9050 - Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço Mobiliário e Equipamentos Urbanos.
De acordo com a Instrução para Projeto de Passarela para Pedestres, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o projeto de passarela de pedestres deve ser elaborado em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo.
Estudo preliminar: efetuadas coletas de dados básicos existentes.A partir desses elementos, deve-se determinar o comprimento da obra, os possíveis pontos de apoio e a indicação da solução estrutural.
Projeto básico: elaboração do projeto de uma obra esteticamente compatível com o local e com outras obras existentes, se necessário.
Projeto executivo: devem ser apresentadas as locações definitivas, obedecendo aos traçados em planta e em perfil da via, ao gabarito e às demais especificações previamente estabelecidas.
4. CUIDADOS PARA EXECUÇÃO DE PASSARELAS
Alguns cuidados devem ser tomados para execução de uma passarela, quando possível.
• O trecho de circulação sobre a pista deve ser envolvido em tela.
• Os guarda-corpos laterais não devem ser muito fechados nem altos, possibilitando que da estrada se enxergue quem circula na passarela.
• A passarela deve ser iluminada.
• As colunas de acessos das passarelas devem ser protegidas por defensas ou barreiras, que evitem colisões por veículos desgovernados.
5. VANTAGENS DA PASSARELA
• Elimina os acidentes de pedestres no local da construção.
• Reduz o tempo de viagem dos pedestres e dos condutores de veículos.
• Elimina colisões entre veículos, evitando freadas bruscas para não atingir pedestres.
6. LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DA PASSARELA
O local definido para implantação da passarela foi a Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira/ Guaratinguetá – SP de frente ao Shopping Buriti.
A escolha por este local se deve ao fato do fluxo de carros e pessoas, principalmente, em horários de pico, 12h e 17h de segunda-feira a sexta-feira, e do fluxo de transeuntes durantes os finais de semana e feriados, tendo como consideração que o Shopping Buriti é o principal destino para lazer de famílias residentes da cidade de Guaratinguetá. A passarela, se implantada, melhoraria o fluxo de carros e daria possibilidade da remoção da faixa preferencial de pedestres (branca e vermelha) que “obriga” os carros a pararem caso haja algum pedestre com a intenção de atravessar a rua.
7. ESTUDO
...