Inclusão Social Nos Aspectos Ambientais
Por: Vlademir Paladim • 25/5/2023 • Projeto de pesquisa • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 82 Visualizações
[pic 1]
AMASSADOR DE LATINHAS
Vlademir marques Paladim
Ra 988360-6
SOROCABA
Maio – 2023
OBJETIVO DO TRABALHO
Este trabalho tem por finalidade mostrar o desenvolvimento e funcionalidade de um amassador de latinha. Desde seu cálculo, até sua funcionalidade e benefícios para o meio ambiente.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
I – IMPACTO AMBIENTAL DAS LATINHAS 5
II – PORQUE RECICLAR LATINHAS? 5
III - COMO POSSO RECICLAR LATAS? ONDE DEVO LEVÁ-LAS? 7
IV – ECONOMIA DE ENERGIA 7
V – INCLUSÃO SOCIAL NOS ASPECTOS AMBIENTAIS 8
VI - EXISTE ALGUM PONTO NEGATIVO NA RECICLAGEM DE LATAS? 8
VII – DESENVOLVIMENTO DO AMASSADOR DE LATINHAS 9
VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Pelo fato das pessoas estarem atualmente em constante agitação, seja no trabalho, com a família, educação ou com outros compromissos importantes, elas acabam não percebendo o que acontece no mundo ao seu redor e isso tem-se tornado um grande problema para o meio ambiente e para a própria sociedade, pois questões como desmatamento, poluição e outras degradações não são dada devida atenção.
Para fazer com que as pessoas comecem a ter essa noção da importância de preservar o meio ambiente, faz-se necessário educar a sociedade para mostra-la os perigos da não preservação ambiental. Ensinar que a natureza é o principal fornecedor de recursos e que sem ela não é possível a existência dos seres vivos.
Com as constantes e novas preocupações, observando algo corriqueiro no dia a dia das pessoas, atos tão simples passam despercebidos sem nenhuma conotação, mas vem auxiliando a aumentar e prejudicar o meio ambiente, como o descarte irresponsável das latinhas de refrigerantes, cervejas, outros itens confeccionados de alumínio.
I – IMPACTO AMBIENTAL DAS LATINHAS
A primeira fábrica de latas de alumínio brasileira surgiu em 26 de outubro de 1989 e iniciou as atividades comerciais de latinhas do Brasil em Pouso Alegre (MG). Desde então, a lata de alumínio adquiriu espaço no mercado das bebidas com uma produção maior que 10 bilhões de unidades por ano. A partir dessa produção excessiva e da necessidade da preservação do meio ambiente, surgiu a preocupação com a reciclagem da lata de alumínio.
II – PORQUE RECICLAR LATINHAS?
O processo de reciclar latas de alumínio torna-se cada vez mais popular entre a sociedade brasileira. Quase todas as pessoas que ajudam reciclar as latas de alumínio, tornam essa prática como forma de render dinheiro a elas, já uma pequena parte se preocupa com o bem-estar do meio ambiente.
A reciclagem de latas traz muitos benefícios ao meio ambiente e ao país. Pois a casa quilo de latas recicladas, cinco quilos de minério bruto são poupados, sem dizer que de toda energia que é utilizada para produzis as latinhas, somente 5% de toda essa energia é utilizada para reciclá-las, outro ponto positivo é que se diminui o volume do lixo nos aterros sanitários.
No Brasil, há muito tempo as latinhas são fundidas com outras sucatas de alumínio, dando origem a outros produtos, como panelas e utensílios domésticos. Em 1991 foi criado o primeiro programa brasileiro de reciclagem desse material, em cinco anos foram coletadas mais de 22 toneladas com a participação de mais de um milhão de pessoas, chegando ao total de 2,5 bilhões de lata por ano recicladas. Neste programa foram usadas maquinas conhecidas como papa-Iatas, que prensam o metal, reduzindo seu tamanho e formando fardos que, posteriormente são encaminhados para a reciclagem (INSTITUTO DE ECOCIDADANIA JURITI, 2002).
No ano de 2006, ocorreu um encontro entre diversos órgãos para uma discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi sancionada no ano de 2010 e contribuiu diretamente para uma maior valorização das cooperativas de catadores de materiais recicláveis (ABAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALUMÍNIO, 2014).
Segundo (ABAL, 2015), a reciclagem da latinha tem levado o Brasil à liderança mundial na atividade por vários anos. Atualmente, em aproximadamente 60 dias, uma latinha de alumínio para bebidas pode ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo.
Com o trabalho árduo de toda a cadeia de reciclagem de latinhas e também do governo, por meio da conscientização, o programa de reciclagem de alumínio no país é um sucesso e influencia não só o setor ambiental, mais social e econômico. Isso pode ser atingido através de uma junção de vários aspectos nacionais, a instalação de mercados de reciclagem em todas as regiões do estado, bem como a facilidade de coleta, reciclagem, transporte e venda associados ao alto valor da sucata e a disponibilidade grande. A importância da reciclagem de latas de alumínio no Brasil é evidente, já que além de desenvolver uma consciência ecológica leva a população a reciclar outros materiais.
Índice de Reciclagem das Latas de Alumínio (%)
[pic 2]
Fontes: (ABAL; Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade; The Japan Aluminum Can Recycling Association; Cámara Argentina de la Industria del Aluminio y Metales Afines; The Aluminum Association; EAA - European Aluminium Association. Valor, 2015).
Só no ano de 2015, a etapa da coleta de latas de alumínio para bebidas (latas usadas) atribuiu R$ 730 milhões diretamente na economia brasileira. Esse valor corresponde a remuneração de 1 salário mínimo por mês para a população economicamente ativa de uma cidade com aproximadamente 78 mil pessoas. Caso fosse uma empresa, a coleta de latas estaria entre as 730 maiores do Brasil. Com liga metálica, já específica, grande parte dessa sucata volta em forma de chapas à produção de latas para bebidas ou destinada a outras aplicações, como fundição de autopeças, por exemplo (CEMPRE - COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM, 2016).
...