OS ASPECTOS AMBIENTAIS
Por: Vanessa Meireles • 16/1/2018 • Resenha • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 397 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
ALANE SANDYS DE JESUS CAVALCANTE
JESSICA FRANCISCA MOTA DOS SANTOS
VANESSA MEIRELES DE OLIVEIRA
Aspectos Ambientais dos bairros: Capucho, Jabotiana, São Conrado, Santa Maria e 17 de Março.
São Cristóvão
2017
ALANE SANDYS DE JESUS CAVALCANTE
JESSICA FRANCISCA MOTA DOS SANTOS
VANESSA MEIRELES DE OLIVEIRA
Aspectos Ambientais dos bairros: Capucho, Jabotiana, São Conrado, Santa Maria e 17 de Março.
Resumo apresentado para a disciplina Planejamento Urbano e Regional, como requisito parcial para obtenção da nota final.
Prof. Antônio Carlos Campos
São Cristóvão
2017
Aspectos Ambientais dos bairros: Capucho, Jabotiana, São Conrado, Santa Maria e 17 de Março.
FORÇAS | FRAQUEZAS |
|
|
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
|
|
É impossível não perceber a importância do planejamento quando se trata de aspectos e problemas ambientais, pois o planejamento é um procedimento contínuo onde irá se desenvolver a coleta, organização e análises de informações composta de procedimentos e métodos específicos. Torna-se então necessário no momento de escolhas ou tomada de decisões à respeito de como utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira possível.
FORÇAS
As forças fazem parte do ambiente interno da matriz FOFA, representando as vantagens presentes nos ambientes estudados. Podemos assim citar as forças encontradas:
- Valorização do solo (Principalmente no bairro Jabotiana)
- Manguezal
- Presença de Rios
- Atividades econômicas atrativas- Comércio (Fortemente no Bairro São Conrado)
- Proximidade do Distrito Industrial (Especificamente Jabotiana e São Conrado)
- Concentração de serviços públicos (Centro Administrativo – Bairro Capucho)
- Meio ambiente favorável a ocupação
FRAQUEZAS
As fraquezas fazem parte do ambiente interno da matriz FOFA, representando as desvantagens presentes nos ambientes estudados. Fazem parte dos fatores internos.
A especulação imobiliária é um dos maiores vilões do desmatamento, sendo esta uma atividade antrópica tem um elevado impacto na vegetação local. No caso dos bairros estudados podemos destacar Jabotiana que é tida atualmente como área de expansão e acaba sendo um dos maiores focos de retirada da vegetação.
Crescimento da urbanização: com o incremento da urbanização tanto no Brasil como no mundo, as áreas verdes localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos são removidas para a construção de moradias, empreendimentos, prédios, indústrias e muitos outras formas de intervenção do homem sobre o seu espaço.
Dificuldade de ordenamento do uso do solo: falar em ordenar e planejar esta intrínseco à atividade humana, ambos estão interligada, além disso, possuem objetivos comuns de organização e gestão do espaço territorial. Podemos citar três elementos fundamentais que regulam no ordenamento do solo, como as atividades humanas, o espaço no qual elas se inserem e o sistema que ambos integram.
O objetivo do ordenamento do território esta em promover melhores condições de vida e de trabalho das populações respeitando os valores culturais, ambientais e paisagísticos, a distribuição equitativamente às funções de habitação, trabalho, cultura e lazer preservação e defesa dos solos com aptidão natural ou com aproveitamento agrícola, pecuária ou florestal objetivando uma melhor ordenação do solo.
AMEAÇAS
As ameaças presentes na Matriz FOFA são forças externas que influenciam negativamente o ambiente do espaço urbano.
Como encontra-se presente na Matriz FOFA, diferentes ameaças ocorrem de forma igualitária em alguns bairros, enquanto outros não passam pelo mesmo problema, porém, existem problemas ambientais que estão presentes em todos os bairros supracitados, como é o caso do lixo.
Em relação ao deslizamento de encostas e enchentes, estes se fazem mais presentes nos bairros Jabotiana e Santa Maria, por possuírem casas, apartamentos e até barracos construídos em morros com alto risco de deslizamento.
...