Os Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários
Por: Juh Calixto • 11/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1] Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários
TRABALHO 1
Aluna: Juliana Calixto de Oliveira
Turma: 2122 (T5)
1. Existem somente três países no mundo com população superior a 200 milhões de habitantes e com área territorial superior a oito milhões de quilômetros quadrados. Essas características os qualificam como países com enorme potencial para a Incorporação Imobiliária. Ao mesmo tempo, a responsabilidade ambiental dessas nações é enorme. Cite os países em questão.
R: O trio é formado por Estados Unidos, China e Brasil.
2. Cite as três principais certificações ambientais aplicadas, atualmente, ao setor da construção civil brasileira.
R: Leed GBC Casa e Condomínio do Green Building Council Brasil.
Selo AQUA-HQE da Fundação Vanzolini.
Selo Azul da Caixa.
3. O que é “visão sistêmica”?
R: Visão sistêmica de saneamento é enxergar o todo, todos os itens juntos, água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. É conseguir ver que todos esses itens estão interligados.
4. Saneamento é uma das ênfases da Engenharia. Quais são os objetos de estudo dessa ênfase?
R: O estudo da área nos dá condições de adotar medidas sobre o meio ambiente que têm como objetivo promover a saúde dos cidadãos, garantir sua qualidade de vida, e preservar os recursos naturais.
5. Aponte os valores per capita médios diários de consumo de água e de geração de esgoto doméstico e resíduo sólido.
R: - Água (consumo): 200 litros/(habitante*dia) ou 200L/(hab.d)
- Esgoto sanitário (80% da água consumida é convertida em esgoto): 160 L/(hab.d)
- Resíduo sólido: entre 1 e 1,5 quilos/(habitante*dia) ou entre 1 e 1,5 kg/(hab.d)
6. O que é “ESG”?
R: ESG é a sigla em inglês para "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança), tornou-se uma forma de definir se as operações das empresas são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas. Isso porque o conceito é usado para descrever o quanto um negócio busca meios de minimizar seus impactos ao meio ambiente, se preocupa com as pessoas e adota boas práticas administrativas.
7. Cite os mais consumidos: recurso natural e insumo produzido pela indústria.
R: A água é o recurso natural mais utilizado e o cimento é o recurso industrializado mais utilizado.
8. O que é um “corpo receptor”?
É como chamamos o receptor final dos resíduos de todas as atividades: humana, industrial, agrícola e de lixiviação natural do solo.
9. Na escala de bacia hidrográfica, onde coexistem vários municípios, as soluções de saneamento, em um cenário ideal, são individualizadas (por comunidade)?
R: Tendo em vista que todo resíduo gerado em um município à montante de outro pode impactar aquele município da bacia vizinha de jusante. Sendo assim, em um cenário ideal as soluções deveriam ser integradas.
10. Alguma atividade humana não gera impacto ambiental?
R: Negativo. Toda atividade humana gera impacto ambiental.
11. O que é a “ANA”?
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, é responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.
12. Como ficou conhecida a Lei 14.026 de 2020?
Novo Marco legal do Saneamento.
13. As licenças ambientais de empreendimentos são obtidas em etapas. Cite os nomes (e a hierarquia) dessas licenças.
R: A obtenção das licenças acontece nas seguintes etapas:
- Licença prévia (LP): é a primeira a ser obtida, ainda na fase de planejamento. A LP aprovará a localização e a concepção do projeto para garantir a viabilidade ambiental com requisitos básicos a serem executados para a licença de instalação.
- Licença de instalação (LI): A licença de instalação (LI) permite o início da obra, de acordo com a LP.
- Licença de operação (LO): E a licença de operação (LO) viabiliza o início da operação do empreendimento.
14. O que significa “EIA”?
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos documentos necessários para que a construtora consiga o licenciamento ambiental. Ele considera fatores como: preservação das nascentes; possibilidade de assoreamento; erosão; fauna e flora; rios e lagoas. Trata-se de um requisito básico para projetos sustentáveis e eficientes energeticamente.
15. O que significa “SGA”?
R: Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na Construção Civil é um conjunto de medidas que objetivam o melhor aproveitamento possível dos materiais no canteiro de obras. Isso inclui medidas desde a sua chegada no canteiro até seu descarte.
16. O Brasil, em termos mundiais, possui um número considerável de edificações certificadas?
R: Somos o quinto país com maior número de edificações/construções certificadas.
17. Qual é a tríade (o trinômio) que compõe uma construção sustentável e que nos conduz a cuidados de projeto e de execução que geram um sistema de conformidade?
R: O trinômio de um projeto sistematicamente sustentável é ser: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.
18. O que significa compliance?
Compliance significa conformidade.
No âmbito institucional e empresarial, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.
19. A cultura ESG é aplicável à realidade das pequenas e médias empresas?
R: Para empresas pequenas e médias, adotar uma nova cultura (ESG) é mais viável do que para grandes. Ainda que o empreendedor não esteja buscando investimentos de fundos, ao pensar as decisões de negócios a partir desta perspectiva, as empresas geram mais valor para todos os stakeholders, são mais lucrativas e aumentam a condição da empresa em superar crises, levando o negócio a ser bem consolidado e perpétuo.
20. No setor da construção civil costumava prevalecer a visão do negócio voltada ao lucro do empreendedor. O ambiente de negócio ESG considera outros agentes do processo. Explique.
R: Para adotar o ESG como política do negócio é preciso entender que o benefício é atingido a longo prazo. Os resultados ambientais e sociais são alcançados de maneira mais lenta quando comparado ao financeiro, porém esses resultados a longo prazo tornam o negócio mais atrativo, consolidando os processos e perenizando a companhia.
21. Do ponto de vista da cultura ESG, adianta (é suficiente) o compromisso ambiental, por parte das empresas, divorciado/afastado da questão de governança? Explique.
R: Sem governança não há ESG. A governança é a base de todas as iniciativas, práticas e projetos de ESG. Inicialmente, porque é seu papel garantir que haja coesão entre qualquer realização da empresa e os objetivos do negócio. Por isso é importante que esteja alinhada com uma visão de desenvolvimento sustentável. Além disso, é a governança que determina padrões e critérios por meio dos quais se estabelece a cultura organizacional.
...