Inteligência Organizacional
Tese: Inteligência Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joekof • 6/11/2013 • Tese • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Tema: Inteligência Organizacional
Referência: "http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6210.pdf"
O Objetivo deste trabalho é demonstrar como a Inteligência Organizacional atua para melhoria das corporações. Analisando dados coletados e transformando em soluções concretas para melhoria do ambiente interno e externo da corporação, buscando assim, sempre a melhoria do seu ambiente de trabalho e de seu produto.
2- RESUMO DO TRABALHO ESCOLHIDO
" Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas..."
Autor: Sun Tzu
Está frase de Sun Tzu resume bem o que foi tratado no trabalho que escolhi para realizar a sistematização. Ela trás o conhecimento para que uma organização possa atingir seus objetivos.
A organização que não conhece o ambiente interno e externo onde está inserida tem grandes possibilidades de perecer, quando uma organização que possui este conhecimento dos ambientes interno e externo tem grandes possibilidades de êxito.
Significa se você conheça as pessoas, o mercado e o produto que se pretende trabalhar, você não terá de se preocupar com o produto final, pois com seus conhecimento e a com colaboradores especializados, você conseguirá grande êxito no mercado.
3- ASPECTOS POSITIVOS ENCONTRADOS
Os aspectos positivo encontrados neste trabalho foi referente a busca dos dados para se gerar uma analise concreta da organização.
Estes questionamentos são:
• Como procurar recursos de informação?
• Como selecionar os recursos de informação para monitorar?
• Como identificar os critérios de monitoração?
• Como monitorar?
• Determinar as ações especiais a serem tomadas em face dos resultados da monitoração
Uma organização que conseguir realizar estes quesitos terá êxito na aplicação da inteligência organizacional. Trazendo os benefícios desejados à organização.
4- ASPECTOS NEGATIVOS ENCONTRADOS
Os aspectos negativos que encontrei neste trabalho foi referente a complexibilidade para se obter os dados necessário para analise dos mesmo.
Também acredito que seja um ponto negativo e conseguir mão de obra para aplicar as soluções geradas a partir da inteligência organizacional em uma corporação, pois pelo que compreendi poucos pessoas estão habilitadas para realizar este trabalho de aplicação.
5 – OPINIÃO DO ALUNO SOBRE O TRABALHO ESCOLHIDO
Primeiro o que é Inteligência Organizacional?
Inteligência Organizacional é a capacidade coletiva disponível em uma organização para identificar situações que justifiquem iniciativas de aperfeiçoamento, conceber, projetar, implementar e operar os sistemas aperfeiçoados, utilizando recursos intelectuais, materiais e financeiros.
O conceito data do final da década de 1960, mas esta definição, apresentada por Couto e Macedo-Soares, tem como base o conceito do senso comum que reconhece a inteligência como a capacidade de identificar e de resolver problemas novos.
Estratégias para desenvolver a Inteligência Organizacional interessam diretamente a praticantes, consultores, pesquisadores e estudantes das áreas de Administração, Planejamento, Gerência de projetos, Gerência de operações, Comunicação organizacional, Ciência da informação e Tecnologia da informação, entre outras.
O tema apresenta interesse para organizações produtoras da Agropecuária, da Indústria e do Setor de Serviços, sejam elas empresas da iniciativa privada ou entidades do setor público.
A questão geral da inteligência é amplamente discutida por numerosos estudiosos. Em Brown encontram-se vários estudos sobre o que o autor chama Inteligência Organizacional Computadorizada. Segundo Choo, pode-se dizer que uma organização é "inteligente" quando ela identifica, captura, disponibiliza e usa de forma extensiva a informação e o conhecimento.
A identificação dos recursos intelectuais facilita a proposição de estratégias para desenvolver a Inteligência Organizacional.
Na figura abaixo temos o referencial integrado da Inteligência Organizacional,
A sociedade da informação tem sido marcada pela especialização e velocidade das informações, traduzidas na enorme expansão da eletrônica e da informática. Sem estrutura ou um quadro de referência a vasta quantidade de dados (informação massificada) que cruza nosso caminho a cada dia provavelmente passará despercebida. O uso da informação como instrumento de planejamento e administração na área de Saúde e Segurança do Trabalho ocorre em quatro estágios:
• Primeiro estágio, constituído pelos dados do mundo interior e exterior das empresas (ambiente interno e externo);
• Segundo estágio, formado pelo processo de avaliação e transformação de dados a conhecimento através de uma ação cognitiva;
• Terceiro Estágio, formado pela seleção e priorização dos problemas que serão submetidos ao processo de decisão que ocorre no âmbito interno da empresa, embasada pelo conhecimento gerado nos estágios anteriores;
• Quarto estágio,
...