Just in Time
Por: jacksdm2011 • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
ENGENHARIA MECÂNICA
[pic 1]
“JUST IN TIME”
TECNOLOGIA MECÂNICA
Jackson Dias Medeiros - 18278067
RESENDE
2020
O “Just in Time”, em tradução direta significa “na hora certa”. É um sistema de administração da produção industrial que se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. Sua aplicação pode ser caracterizada pela busca constante pela eliminação de desperdícios e de estoques, além da tendência de zerar os estoques. Nesse sistema, todos os produtos possuem um destino final imediato, tanto para matéria prima quanto para os itens produzidos. Isso tudo é possibilitado pela produção sob demanda, na qual o produto é vendido antes mesmo de ser produzido.
O termo “puxar a produção” é um dos principais benefícios do “Just in Time”, na qual significa que somente a partir do pedido do cliente, a matéria prima é entregue e produzida, ou seja, o cliente acaba sendo a peça que movimenta a produção.
Apesar da teoria do sistema Just in Time parecer simples, sua implementação em uma empresa necessita de algumas providências, como um rearranjo do layout industrial para maior fluidez na produção, eliminar etapas e máquinas desnecessárias do processo, treinar a equipe para utilizar o novo sistema da forma correta, reduzir o estoque ao máximo para a redução de custos e implementar um sistema de monitoramento em tempo real para ter uma constante otimização do processo.
Uma das maiores inovações do “Just in Time” é a célula de produção. Ela se consiste em um conjunto de máquinas que são agrupadas de forma específica na qual é feito um produto ou uma família de produtos do início ao fim. Geralmente, as máquinas dão organizadas em formato de U com o objetivo de facilitar a movimentação e comunicação dos operadores, além de combinar diferentes tarefas de forma mais rápida.
O método “Kanban” é um sistema que faz parte da metodologia “Just in Time”, que introduz uma solução simples para facilitar o controle da produção e a gestão de tarefas em uma produção. O Kanban propõe utilização de cartões de diferentes cores para indicar e acompanhar o andamento dos fluxos de produção nas empresas, que são colocados em um quadro e divididos geralmente em tarefas a fazer, tarefas em execução e tarefas feitas. A praticidade visual proporcionada pela utilização do “Kanban” traz alguns resultados como o aumento da produtividade e a maior autonomia dos operadores.
...