LEI DO VALOR DO VALOR
Tese: LEI DO VALOR DO VALOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanabest • 4/1/2014 • Tese • 849 Palavras (4 Páginas) • 602 Visualizações
2 A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Os alunos por vezes deparam-se com a leitura de textos filosóficos e técnicos e sentem uma certa dificuldade de compreensão. Acredita-se que por falta de hábito de leitura, estas dificuldades se agravam, porém são obstáculos superáveis.
O estudante só compreenderá o que leu se conseguiu decodificar a mensagem do texto ou livro e, em seguida, aplicá-la. Para que se tenha maior apropriação das idéias do autor, é necessário que se estabeleça um diálogo direto com ele, transformando-se até em co-autor, participando ativamente das idéias que estejam sendo exploradas, reescrevendo o mundo. Quando lemos sem o devido comprometimento com o texto, não nos apropriamos do conhecimento; apenas memorizamos a palavra escrita.
A comunicação ocorre quando há transmissão entre um emissor e um receptor e sem ruído na comunicação. Quando o autor escreve um texto, codifica uma mensagem que, por certo, foi anteriormente pensada e concebida. O leitor, ao fazer a leitura, decodifica a mensagem do autor e completa a comunicação.
A importância da comunicação traduz melhor percepção do ato de ler que, por certo, implica crítica, interpretação e uma reescrita do que foi lido, associando a construção do meio ambiente do leitor ao mundo das palavras do autor.
O leitor, ao fazer uma leitura analítica e reflexiva, deve observar o contexto em que o texto está inserido, pois isso facilita a compreensão da abordagem feita. Algumas dicas para que se realize uma leitura eficaz:
1. Tenha sempre um objetivo definido. Para que está lendo? Qual o propósito da sua leitura?
2. Respeite seu ritmo de leitura. Com o tempo e prática ganhará velocidade.
3. Caso haja palavras desconhecidas no texto, recorra ao dicionário.
4. Procure saber um pouco da biografia do autor, para perceber a visão dele.
5. Analise as partes do texto e faça a junção deles.
6. Saiba fazer uma triagem do que esteja lendo e perceba sua aplicabilidade no momento.
7. Evite sublinhar o texto na primeira leitura. Faça primeiramente uma leitura de reconhecimento e, em seguida, realize uma leitura reflexiva.
TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO
ANÁLISE TEXTUAL
A análise textual é o primeiro contato do leitor com o texto. É um procedimento preparatório da leitura. O objetivo é obter uma visão global do texto lido e perceber o estilo, o vocabulário utilizado, o autor, os fatos abordados e os elementos importantes.
A leitura de um texto deve ser feita por etapas, trabalhando cada unidade ou capítulo de forma separada com o propósito de entender as partes para depois o todo; devemos, contudo, evitar espaçamento de tempo muito grande entre unidades de leitura, para não prejudicar sua compreensão.
ANÁLISE TEMÁTICA
Procure o autor em sua abordagem sem interferências, observando o conteúdo explorado nos seguintes aspectos:
• Do que fala o texto.
• Qual a problematização do tema.
• Que tipo de abordagem o autor faz do tema.
• Qual o raciocínio e argumentações utilizados pelo autor.
• Qual a idéia central do texto lido.
A análise temática é o suporte necessário para a elaboração do resumo do texto; ela permite identificar o que aborda o texto em estudo.
ANÁLISE INTERPRETATIVA
É o momento da apropriação do conhecimento pela compreensão objetiva da mensagem transmitida pelo autor e captada pelo leitor nas entrelinhas do texto. É explorar todas as idéias ali expostas, associá-las com outras idéias semelhantes, conduzindo a uma reflexão do leitor.
Após esta reflexão, faz-se necessária uma análise crítica, com a formulação de um juízo crítico, com uma posição a respeito do texto produzido, observando sua relevância e contribuição dada ao tema abordado no texto.
Para Severino (2000, p.58) “a leitura analítica metodologicamente realizada é instrumento adequado e eficaz para o amadurecimento intelectual do discente”.
FICHAMENTO
Um fichamento é um resumo apresentado em fichas, que são guardadas em um arquivo pessoal. A elaboração de fichamentos têm uma tripla função:
1. como anotação de leitura a ser guardada;
2. como instrumento de avaliação;
3. reconstrução
...