LIMITES DE ATTERBERG
Por: Jack Margutti • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 573 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE ATTERBERG
ABNT NBR-6459/84 E ABNT NBR-7180/84
Adriano Martinelli Wolf
Bruno Riquetto dos Santos
Gabriel Morelli
Ingrydy Cristina Mariano
Jacqueline Ursic Margutti
Sandra Vieira Gonçalves da Silva
Stephanie de Abreu
Engenharia Civil | São Paulo – SP
2015
Adriano Martinelli Wolf
Bruno Riquetto dos Santos
Gabriel Morelli - 413108386
Ingrydy Cristina Mariano
Jacqueline Ursic Margutti - 413106390
Sandra Vieira Gonçalves da Silva - 413108860
Stephanie de Abreu
DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE ATTERBERG
ABNT NBR-6459/84 E ABNT NBR-7180/84
Engenharia Civil | São Paulo – SP
2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Concha de Casagrande 7
Figura 2 – Peneira nº40 7
Figura 3 – Espátula 8
Figura 4 – Cápsulas de Porcelana 8
Figura 5 – Balança de Precisão 8
Figura 6 – Riscador Curvo 9
Figura 7 – Estufa 9
Figura 8 – Almofariz 9
Figura 9 – Cápsulas de Alumínio 10
Figura 10 – Placa de Vidro 10
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Cálculo de Limite de Liquidez 12
Tabela 2 – Cálculo de Limite de Plasticidade 13
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. OBJETIVO
2. TEORES DONOMINADOS
3. APARELHOS E UTENSÍLIOS UTILIZADOS NA RELIZAÇÃO DO ENSAIO
3.1 Materiais Utilizados para Determinação do Limite de Liquidez
3.2 Materiais Utilizados para Determinação do Limite de Plasticidade
4. PROCEDIMENTOS
4.1 Preparação das Amostras
4.2 Ensaio de Determinação do Limite de liquidez
4.3 Determinação do limite de plasticidade
5. RESULTADOS
6. CONCLUSÃO E COMENTÁRIOS
INTRODUÇÃO
O solo é um material de construção natural, produzido ao decorrer do tempo e que se apresenta sob diversas formas. Do ponto de vista técnico, aplica-se o termo solo a materiais da crosta terrestre que servem de suporte à construção. Tais componentes reagem sob as fundações e sofrem deformações, influenciando as obras considerando suas propriedades e seu comportamento. Daí nasce a importância da análise e estudo antes de iniciar projetos de edificações.
O comportamento dos solos depende de diversos fatores considerados essenciais como: composição química e mineralógica, umidade, estrutura e seu grau de saturação. Quanto menor a partícula de um solo, maior será sua superfície específica e, portanto, maior será sua plasticidade.
A consistência do solo pode ser considerada a característica mais importante nos estudos da engenharia, ela especifica o comportamento do solo, assim como determinadas tensões e deformações. Segundo SOUZA & RAFFUL, 2000, o grau de consistência do solo exerce considerável influência sobre o regime de água no mesmo, afetando a condutividade hidráulica e permitindo fazer-se inferências sobre a curva de umidade. O fator de consistência também é determinável na resistência do solo à penetração e na compactação, seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, proporcionando melhor conservação do mesmo, além de diminuir a demanda energética nas operações mecanizadas.
1. OBJETIVO
Em 1911 foram definidos, pelo cientista sueco A. Atterberg, certos limites que delimitam o intervalo de consistência do solo, denominados limite de liquidez e de plasticidade, sendo líquidas - quando estiverem submetidas a muita umidade - plásticas; semi sólidas e sólidas, na medida que o teor de umidade for reduzido. O método mais utilizado para determinação do teor de liquidez é o padronizado por Arthur Casagrande, que utiliza o aparelho de sua própria autoria.
Em estudos geotécnicos, a correlação entre o limite de liquidez e o limite de plasticidade, tem grande aplicação em avaliações de solo para uso em fundações, construções de estradas e estruturas para armazenamento e retenção de água .
Será apresentado neste relatório, os procedimentos pelos quais foram realizados os ensaios para determinar os limites de liquidez (LL), segundo a norma ABNT NBR-6459/84 e, de plasticidade (LP), segundo a norma ABNT NBR-7180/84 . Foi realizado o calculados parâmetros de limites de liquidez para amostras fictícias, abordando um exemplo de ensaio com dados determinados para uma amostra (que foi separada em cinco pequenas amostras) de solo, para determinação dos limites. Os resultados encontram-se na tabela 1, anexada a este relatório.
Entende-se por limite de liquidez de uma amostra de solo o teor em água (LL) correspondente a 25 pancadas na Concha de Casagrande, obtido por interpolação numa curva que nos relaciona o teor em água de cada um dos 5 provetes da amostra com o número de pancadas. E por limite de plasticidade, o teor de umidade mínimo para o qual conseguimos moldar o solo sem este se fraqmentar. Para obtermos o limite de liquidez da amostra de um solo faz-se a média dos teores em água dos 5 provetes da amostra.
2. TEORES DONOMINADOS
- Limite de Liquidez (LL);
- Limite de Plasticidade (LP);
- Limite de Contração (LC).
O Limite de Liquidez é o teor de umidade que delimita a fronteira entre o estado liquido e plástico. O Limite de Plasticidade delimita o estado plástico do semi-sólido e o Limite de Contração, o estado semi-sólido do sólido.
...