LOCOMOTIVA INERCIAL ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: Bárbara Moreno • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.852 Palavras (16 Páginas) • 423 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
LOCOMOTIVA INERCIAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
SÃO PAULO
2016
RESUMO
O projeto em questão tem como objetivo integrar as disciplinas ministradas ao longo do semestre para um melhor desempenho prático nas mesmas, levando em consideração diversos tópicos abrangentes citados de modo superficial no período das aulas como a definição da composição de movimentos, o referencial inercial, o lançamento de projéteis, entre outros. No decorrer do trabalho foi possível desenvolver algumas habilidades na área da física como nos cálculos, além da criatividade necessária para que o mesmo fosse reconhecido pelo seu diferencial. Deste modo, adotou-se medidas sustentáveis como na utilização de papelão reciclado, palitos de sorvetes, etc. Para obter a concretização do projeto, o grupo realizou diversos encontros tanto para solucionar os problemas encontrados quanto para resolver os cálculos para que a esfera voltasse a locomotiva como desejado.
Palavras Chave: Integrar. Disciplinas. Habilidades. Concretização.
ABSTRACT
The project in question aims to integrate as subjects taught during the semester for a Best Practical Performance in the same taking into account Several comprehensive topics mentioned surface mode in the Period of classes Because Definition Movements composition, the inertial referential, the launch missiles, among others. During the work it was possible to develop some skills in the field of physics as in the calculations, Beyond the necessary creativity for it to be recognized by its differential. Thus, it adopted sustainable measures such as the use of recycled cardboard, ice cream sticks, etc. Get to the completion of the project, the group held several meetings both to solve the problems about to solve the calculations so that a ball back locomotive as desired.
Key Words: Integrate. Subjects. Skills. Achievement.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 11
1. OBJETIVO GERAL 12
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 12
2.1 Referencial Inercial 12
2.2 Composição de Movimentos 13
2.3 Lançamento de Projéteis 15
2.3.1 Mecânica 15
2.3.2 Cinemática 15
2.3.3 A Queda livre dos Corpos 16
2.3.4 O Lançamento Oblíquo 16
2.4 Leis de Newton 17
2.4.1 Primeira Lei de Newton (A Inércia) 17
2.4.2 Segunda Lei de Newton (Força, Massa e Aceleração) 17
2.4.3 Terceira Lei de Newton (Princípio da ação e reação) 18
2.5 Energia Mecânica 19
3. MATERIAIS EMPREGADOS 19
4. CÁLCULOS 20
4.1 Velocidade Máxima da Locomotiva 20
4.2 Altura Máxima do Projetil 20
4.3 Duração do Movimento do Projétil 21
4.4 Deslocamento Horizontal 21
5. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO 21
6. RESULTADOS DOS TESTES PRELIMINARES 23
7. PLANILHA DE CUSTOS DO PROJETO 23
CONCLUSÃO 25
REFERENCIAS 26
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 - VELOCIDADE E MOVIMENTO 13
FIGURA 2 - GALILEU GALILEI 14
FIGURA 3 - PRIMEIRA LEI DE NEWTON 17
FIGURA 4 - SEGUNDA LEI DE NEWTON 18
FIGURA 5 - TERCEIRA LEI DE NEWTON 18
FIGURA 6 - CÁLCULO DA ENERGIA MECÂNICA 19
FIGURA 7 - O PROJETO 23
FIGURA 8 - A LOCOMOTIVA 24
INTRODUÇÃO
O princípio da Inercia ou a Primeira Lei de Newton diz que “Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele”, com base neste conceito foi elaborado o projeto da locomotiva Inercial aos estudantes de Engenharia Básica da UNIP com o intuito de integrar todas as disciplinas deste semestre como Física Experimental, Matemática Aplicada, Desenvolvimento Sustentável, entre outas. Para um melhor desenvolvimento no projeto também foi necessário conhecer o Referencial Inercial, a Composição de Movimentos, o Lançamento de Projéteis, as Leis de Newton e a Energia Mecânica que trouxeram não só um grande conhecimento, mas também habilidades para os futuros engenheiros.
OBJETIVO GERAL
O projeto tem como objetivo associar as disciplinas ministradas ao longo do semestre, colocando-as em prática para a obtenção de uma Locomotiva com sistema para lançamento de uma esfera em uma determinada posição dos trilhos e posteriormente a coleta da mesma, a fim de verificar o Princípio da Inércia.
Também procurou-se analisar algo inovador e que trabalhasse com algumas das dificuldades que a engenharia passa nos dias atuais. Por meio de pesquisas sócias-econômicas e principalmente sustentáveis, percebeu-se que uma das principais dificuldades em que a engenharia sofre é lidar com produtos recicláveis. Uma população com mais de 7 bilhões de pessoas não consegue utilizar os produtos que a mesma já utilizou, pois, a visão imposta ao longo dos anos é de que é melhor comprar algo novo do que reutilizar.
...