Lei De Hooke
Trabalho Universitário: Lei De Hooke. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunoucsal • 24/3/2015 • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 1.102 Visualizações
RESUMO
Iremos apresentar uma experiência feita no laboratório de física, acompanhado pelo professor Edilson Machado de Assis, na qual foram feitos experimentos com o dinamômetro a fim de comprovar o que foi confirmado por Robert Hooke, cientista experimental inglês do século XVII.
A lei de Hooke consiste basicamente em estudos de que uma mola possui uma constante elástica K. Esta constante e obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente dentro do limite onde a lei é válida. A mola pode ser comprimida ou alongada retornando a uma mesma posição de equilíbrio. É bom lembrar que para cada mola feito de materiais diferentes tem-se uma constante elástica. Outro ponto para ter cuidado ao efetuar um experimento do dia-a-dia e lembrar para não exercer muita intensidade além do que a mola suporta; pois para valores acima do limite de deformação, a mola se deformará permanentemente, tendo como causa a mola não irá voltar ao estado inicial.
Palavras-chave: Constante elástica, deformação e compressão.
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------ 4
2. INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------- 5
3. MATERIAIS PARA VERIFICAÇÃO DA LEI DE HOOKE---------------------------- 7
4. METODO EXPERIMENTAL---------------------------------------------------------------- 8
5. RESULTADO OBTIDO----------------------------------------------------------------------- 9
6. CONCLUSÕES E SUJESTÕES------------------------------------------------------------ 10
7. APLICAÇÕES NAS CIENCIAS E TECNOLOGIA------------------------------------ 11
8. REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------- 12
1. OBJETIVOS
1.1 Objetivo geral:
Visar explicar a lei de Hooke, na qual buscamos a comprovação da constante elástica de uma mola helicoidal, utilizando um dinamômetro para fazer o experimento.
1.2 Objetivos específicos:
- Interpretar o Gráfico Força deformante x Elongação;
- Enunciar a Lei de Hooke;
- Concluir Sobre a validade da Lei de Hooke;
- Utilizar o conhecimento da Lei de Hooke para descrever como funciona um dinamômetro.
- Justificar o funcionamento do dinamômetro usando os conhecimentos adquiridos com os princípios da lei de Hooke.
2. INTRODUÇÃO
Robert Hooke demonstra que a deformação da mola aumenta proporcionalmente à força, e pela primeira vez determinou a relação existente entre a deformação de uma mola e sua constante elástica, em uma lei que ficou conhecida como Lei de Hooke. Esta Lei física que determina a elasticidade de corpos, onde é calculada a deformação proveniente de uma força aplicada sobre corpos, que pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. Como também o comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico da Lei de Hooke apenas até um determinado valor de força, após esse valor, a relação de proporcionalidade deixa de ser definida (embora o corpo volte ao seu comprimento inicial após a remoção da respectiva força). Se essa força continuar a aumentar, o corpo perde sua elasticidade e a deformação passa a ser permanente (inelástico) chegando a quebrar o material.
Considere uma mola vertical presa em sua extremidade superior (Fig. a). Aplicado se a força F ⃗ na extremidade inferior da mola (Fig. B). ela sofre a deformação x. Essa deformação é chamada elástica quando, retirada a força F ⃗, a mola retorna à mesma posição (Fig. c).
O cientista inglês Robert Hooke estudou as deformações elásticas e chegou a seguinte conclusão: em regime de deformação elástica, a intensidade da força é proporcional a deformação. Isto é, se aplicarmos à mola anterior uma força 2F ⃗, obtemos uma deformação 2x (Fig. d), e assim sucessivamente enquanto a deformação for elástica.
Se F é proporcional a x podemos dizer:
F = k x
onde k é uma constante de proporcionalidade característica da mola, chamada constante elástica da mola ( k→N⁄m ). A expressão F = k x caracteriza a lei das deformações elásticas ( Lei de Hooke ).
3. MATERIAIS PARA VERIFICAÇÃO DA LEI DE HOOKE
- Um tripé
- Três sapatas niveladoras
- Duas molas helicoidais
- Um conjunto de massas acopláveis de 50g, gancho, lastro.
- Um perfil universal com escala milimétrica
- Um suporte fixo para colocação da mola
Figura Ilustrativa:
4. MÉTODO EXPERIMENTAL
Antes da experiência foram adotadas as seguintes observações, na qual verificamos o equipamento se realmente estar em boas condições para efetuar a experiência. Segundo passo foi colocado o gancho lastro suspenso
...