Lei de Kirchoff
Por: gian_anibal • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 740 Palavras (3 Páginas) • 565 Visualizações
Introdução e Objectivos
Gustav Robert Kirchhoff (1824-87), físico alemão, promoveu grandes avanços nos estudos de eletricidade, calor, óptico e espectroscopia. O assunto que iremos estudar diz respeito à sua contribuição à eletricidade: as Leis de Kirchhoff.
O seguinte relatório tem como finalidade à análise de circuitos eléctricos utilizando as Leis de Kirchhoff , e a partir disso determinar as intensidades da corrente num circuito e a diferença de potencial nos extremos de um resistor.
Resumo Teórico
Se aplicarmos a mesma diferença de potencialentre os extremos de uma barra de cobre eoutra de madeira, geometricamente similares, as correntes resultantes são muito diferentes. A característica do condutor que intervém aqui é a sua resitência. Determinamos a resitência de umcondutor entredois pontos aplicando uma diferença de potencial V entre esses pontose medindo a corrente I que resulta, a resistência R é então:
[pic 1]
As Leis de Kirchhoff, definidas pelo físico alemão Gustav Kirchhoff, formuladas em 1845, servem para ditar o comportamento das grandezas em um circuito elétrico composto por diferenteslaços/malhas e nós. Estas leis são baseadas no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e no facto de que o potencial elétrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajectória fechada (sistema não-dissipativo). São empregadas em circuitos elétricos relativamente complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo.(Halliday,2004)
Kirchhoff dividiu o circuito em Malhas distintas, sequência de componentes e fios onde a corrente pode caminhar a partir de um ponto e retornar a esse mesmo ponto por outro caminho, formando assim um circuito fechado. Cada malha é formada por dois ou mais Ramos que são sequências de circuitos entre dois nós. Estes Nós fazem a ligação das malhas em um circuito complexo, ou ainda são os pontos onde três ou mais condutores são ligados.
[pic 2]
Figura 1- “Circuito com várias malhas e nós”
Apenas os pontos a e d são nós. Identificam-se três malhas: badcb, afeda e bafedcb.
Primeira Lei de Kirchhoff ( Lei dos Nós )
A soma algébrica dos valores das intensidades de correntes presentes em cada nó é igual a zero(Halliday,2004). A Lei é uma consequência da conservação da carga total existente no circuito e é uma confirmação de que não há acumulação de cargas nos nós, a soma das correntes que entram em um nó é igual a soma das corrente que saem.(ensino.univates.com.br)
[pic 3], sendo a corrente eléctrica [pic 4].
Segunda Lei de Kirchhoff ( Lei das Malhas)
A soma algébrica das forças eletromotrizes (f.e.m) em qualquer malha é igual a soma algébrica das quedas de potencial ou dos produtos I.R contidos na malha(Halliday, 2004).
[pic 5]
Material Usado
Para realizar esta experiência usou-se o seguinte material:
- Fonte de corrente directa(C.D.):
[pic 6]Figura 2- “Fonte de Corrente Directa”
- Miliamperímetro de C.D.:
[pic 7]Figura 3-“Miliamperímetro de Corrente Directa”
- Resistores:
[pic 8]Figura 4-“Resistor de 220 Ώ”
[pic 9]Figura 5-“Resistor de 120 Ώ”
Métodos Usados
Utilizando os componentes disponibilizados no posto de trabalho, montou-se um circuito, que se ilustra a seguir:[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]
...