Levantamento altimétrico de uma área específica
Por: Nilma Carvalho • 13/3/2018 • Relatório de pesquisa • 2.121 Palavras (9 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Topografia
Prof. Ana Maria Santilli
GABRIEL PIMENTEL PRADO
IVANILMA CARVALHO SANTOS
JÉSSICA NUNES DA SILVA
JOÃO VITOR RODRIGUES MIGUEL
THALIA BIANCA DE ANDRADE BRITO
VICTOR DIAS DA COSTA
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
SÃO PAULO
2017
GABRIEL PIMENTEL PRADO - 20775507
IVANILMA CARVALHO SANTOS - 20901362
JÉSSICA NUNES DA SILVA – 20773522
JOÃO VITOR RODRIGUES MIGUEL - 20895502
THALIA BIANCA DE ANDRADE BRITO - 20892070
VICTOR DIAS DA COSTA – 20911272
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
Trabalho Prático apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Topografia.
Orientadora: Ana Maria Santilli
SÃO PAULO
2017
RESUMO
O presente relatório refere-se a aula prática de Topografia realizada no laboratório de materiais da Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhamos com alguns instrumentos que possibilitou o desenvolvimento da atividade, que tinha o objetivo de medir desníveis entre pontos que estão a distintas alturas, obtendo as distâncias dos pontos demarcados no solo do laboratório pela professora.
A professora nos apresentou o instrumento de medição, e nos orientou sobre o manuseio das funções do mesmo. Após a identificação da localidade de cada ponto, nós seguimos as instruções da professora para manusear os equipamentos e registramos os resultados em uma Caderneta de Campo disponibilizada por nossa orientadora.
Portanto, tomando posse das informações em sala, dos dados coletados em campo, da área a ser estudada e dos nomes e funções das ferramentas que iríamos utilizar, conseguimos finalizar com êxito a atividade proposta.
Palavras Chave: Distância. Desnível. Pontos. Alturas.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1. Croqui do espaço. 10
Figura 2 – Nível. 11
Figura 3 – Bolha circular centralizada 12
Figura 4 – Régua graduada. 13
Figura 5 – Resultado encontrado. 13
Figura 6 – Medição. 14
Figura 7 – Planta da projeção das medidas. 14
Figura 8 – Nível topográfico. 15
Figura 9 - Tripé. 16
Figura 10 - Mira. 17
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Resultados obtidos. 11
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
1.1. Objetivos 9
2. MÉTODO 10
3. MATERIAIS 15
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS 18
4.1. Cálculo de desnível 19
5. CONCLUSÕES 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Foi realizado o Levantamento Topográfico Altimétrico de uma determinada área da Faculdade Anhembi Morumbi, a fim de se obter as alturas relativas da superfície para determinar os desníveis e se ocorreu declive ou aclive.
Um levantamento topográfico trata-se de um conjunto de operações que tem finalidade principal a determinação da posição relativa de pontos na superfície terrestre. As determinações ocorrem por meio de medições lineares e angulares com aparelhos específicos, ligando os pontos a serem representados.
Existem dois tipos de levantamentos topográficos:
Planimétrico: Projeção plana que traz informações relativas a medições feitas na horizontal;
Altimétrico: Projeção plana que traz informações acerca do relevo do terreno levantado ou diferença de nível entre diversos pontos.
A diferença de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre estes pontos. O nivelamento destes pontos não termina com a determinação do desnível entre eles, mas, inclui também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (RN – Referência de Nível) para os pontos nivelados.
Existem 3 métodos conhecidos para a realização do levantamento altimétrico: Nivelamento Taqueométrico, Nivelamento Trigonométrico e Nivelamento Geométrico. O método utilizado para a determinação dos desníveis da área citada foi o Nivelamento Geométrico, que consiste em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao ponto de referência.
Utilizamos duas técnicas de Nivelamento Geométrico:
Nivelamento Geométrico Simples: Através de uma única estação do instrumento se determina as distâncias verticais dos pontos a nivelar.
Nivelamento Geométrico Composto: Devido a extensão dos pontos a nivelar, se torna necessário estacionar o aparelho em mais de uma posição para determinar os desníveis do local em estudo. Então divide-se o trecho a nivelar em trechos menores e realiza-se uma sucessão de nivelamento geométrico simples.
Objetivos
Essa aula laboratorial em exemplo das outras, teve o objetivo de apresentar instrumentos utilizados por profissionais de Engenharia Civil na área Topográfica. Com os pontos A, B, C, D, E e F estabelecidos na região térrea da Universidade Anhembi Morumbi, com a utilização do Nível e auxílio da Régua, o objetivo era identificar a cota de cada um dos pontos. Porém, nessa aula prática é extremamente importante identificar o momento em que o aparelho deve ser movimentado para se obter corretamente os resultados.
...