Levantamentos a trena
Por: duanejochen123 • 28/9/2015 • Monografia • 867 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
O trabalho deverá ser feito, visando responder os seguintes pontos: detalhamento do método, características e propriedades, vantagens e desvantagens, precisões e exatidões possíveis do método.
Turma 1:
Levantamentos planimétricos simples de pequenos lotes utilizando trenas: diferentes métodos
- CAPA
- CONTRA CAPA
- INTRUDUÇÃO
A topografia tem como objetivo de estudo as diferentes formas de medição, cálculo e desenho de uma determinada área, fazendo-se assim, uma disciplina indispensável para a boa formação de um engenheiro civil. A planimetria, subdivisão essa da topografia, tem por finalidade “a determinação, no terreno, dos dados necessários à representação em plano horizontal, da forma e da posição relativas de todos os acidentes que nele se encontram, comportando assim, a medida de ângulos e de distancias referidas àquele plano” (CASTRO JUNIOR, 1998).
Esta monografia acadêmica tem o intuito de descrever com clareza as etapas de cada método para cálculo dos levantamentos planimétricos simples, de pequeno lote, fazendo uso das devidas técnicas que são empregados na medição de poligonais, ângulos e distancias utilizando a trena. As informações dadas foram consultadas segundo a norma ABNT NBR 13133, válida desde maio de 1994.
- DESENVOLVIMENTO
Sendo a operação fundamental da topografia o levantamento topográfico, o mesmo tem a finalidade de obter informações que permitem o profissional descrever geometricamente determinada região. Os dados obtidos em campo deverão possibilitar a leal representação da área levantada, assim como a distribuição dos seus constituintes. A forma mais usada para tal representação é a planta topográfica, que obtêm desenhos utilizando pontos, retas e polígonos.
Em todo levantamento topográfico realizado, deverá ser levado em conta a escala, da qual define quais elementos podem ser representados ou não na plana topográfica, cabendo ao profissional determinar em campo quais pontos serão levantados. Sendo que, ao levantar elementos de menos, poderá acarretar na falta de dados para o trabalho, em contrapartida, ao levantar de mais gera mais custo e tira mais tempo do trabalho do profissional.
Na engenharia clássica, os métodos de levantamento planialtimétricos variam muito, mas dentre todos, abaixo podemos citar:
- Levantamento por irradiação: segundo ESPARTEL (1977), este método também é conhecido como método da decomposição em triângulos ou das coordenadas polares, do qual é empregado na avaliação de pequenas superfícies relativamente planas;
- Levantamento por coordenadas: este método procura-se obter as coordenadas planimétricas (X e Y) e as altimétricas (H), da forma que for possível, visando calcular lados, azimutes, ângulos internos e área do polígono do terreno estudado;
- Levantamento por poligonação ou caminhamento: este processo consiste na medida dos lados sucessivos de uma poligonal e na determinação dos ângulos que esses lados formam entre si, percorrendo os limites da poligonal, caminhando sobre ela;
- E por fim o levantamento simples, por trena: este método é o que será aprofundado a seguir, onde será terá sua subdivisão de métodos todos eles aplicados a pequenos lotes com a utilização da ferramenta trena.
A fita métrica, comumente chamada de ‘trena’, é um sistema de medicação internacional para obter distancias. Esta pode ser feita por diversos materiais, sendo os mais comuns o plástico, metal e fibra de vidro, enrolada assim num invólucro. Existe em diversas variações, com diferentes opções de unidades fundamentais, mas por meados de 1960 o Sistema Internacional de Unidades foi reconhecido como sistema métrico padrão, fazendo uso então de metro, centímetros, milímetros, polegadas ou pés. A medição com trena requer raciocínio, atenção e experiência, tornando o trabalho simples, mas necessita de dedicação.
...