Logistica Reversa
Ensaios: Logistica Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bikudinha • 17/11/2014 • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 567 Visualizações
Historia Da Logística
A origem da palavra Logística que vem do grego “LOGISTIKOS”, derivado do latim “LOGISTICUS”, se traduzindo como o cálculo e raciocínio no sentido matemático.
O desenvolvimento está relacionado às atividades militares, inicialmente o exercito persa utilizou uma marinha de grande escala em 481 A.C, com mais de 3.000 navios de transporte para sustentar o exercito, na seqüência cronológica aparece Alexandre o grande, o qual inspirou Líderes futuros e mesmo empresas.
Seu império abrangeu diversos países durante 13 anos, seu sucesso está relacionado a forma de organização militar, onde realizou planejamento abrangendo terrenos de batalha tecnologias de armamento, gerenciamento do sistema logístico (Sustentação das necessidades fisiológicas) objetivando agilizar o deslocamento das tropas suprimindo adversários, definindo através de equipes de engenheiros e contramestre formas de ataque e controle das cidades conquistadas, criando o exercito mais rápido e ágil da época.
Posteriormente a logística ficou adormecida voltando com sucesso no século XX, através dos militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram tão grande era a importância de se ter um departamento para cuidar da logistica onde a demanda crescia num ritmo acelerado, os consumidores tornavam se cada vez mais exigentes. A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).
No Brasil a logística passou a ser disseminada posterior ao período da Segunda Guerra mundial, conforme cronologia:
Anos 70
• Desconhecimento e abrangência do termo logística;
• Iniciativas no setor automobilístico principalmente em movimentação e armazenagem de peças.
• Em 1977 são criadas a ABAM (Associação Brasileira de Administração de
• Materiais) e ABMM (Associação Brasileira de Movimentação de Materiais) e 1979 surgem o IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materias.
Anos 80
• A logística focada em transporte e armazenagem, com o objetivo de eficiência produtiva;
• Em 1982 e trazido do Japão o primeiro sistema moderno de logística
integrada, o JIT (Just in Time) e o Kanban desenvolvidos pela Toyota;
• Em 1984 a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados cria um
departamento de logística para discutir e analisar relações entre fornecedores e supermercados.
• Instalação do primeiro operador logístico no Brasil.
Anos 90
• Inclusão de cálculos para estudos das relações, dispersões, movimentos etc., com foco em Administração de Matérias, Distribuição, Movimentação e armazenagem de Matérias;
• Estabilização da economia foco em custo;
• Evolução de TI (Tecnologia da Informação) com desenvolvimento de softwares apara gestão de estoques e sistema de entregas;
• Privatização dos sistemas de distribuição e transporte;
• Ascensão do e-commerce.
Referencias:
http://www.artigonal.com/negocios-artigos/historia-da-logistica-894502.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/evolucao-logistica-no-brasil/13574/
Evolução da Logística
Mesmo sendo uma arte tão antiga, somente a partir do século XIX, a Logística foi reconhecida do ponto de vista acadêmico, passando a ser estudada como ferramenta estratégica e introduzida nas organizações, após algumas modificações, do conceito original (arte de guerra).
No Brasil, a logística só veio a surgir com a explosão da Tecnologia da Informação, em meados dos anos 80, daí em diante veio o surgimento das principais entidades, como: ASBRAS – Associação Brasileira de Supermercados, ASLOG – Associação Brasileira de Logística, IMAM – Instituto de Movimentação de Armazenagem, todas com a difícil missão de colaborar com a disseminação deste novo conceito, com foco nas organizações.
A Associação Brasileira de Logística define o conceito como sendo o “Processo de planejar, programar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria-prima, estoque durante a produção e
...