MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Por: Alysson Christian • 14/5/2018 • Artigo • 486 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
TÍTULO DO ARTIGO
Alysson Christian Dias Cunha – alyssoncdc@gmail.com
Jairo Lima do Nascimento – jlnascimento94@gmail.com
Francisco Guilherme Menezes – guilhermy.ene@gmail.com
Lidiana Rossi Sabino – lidianasabino@hotmail.com
Marcelo Rodrigues Ponte – marcellorodriguesti@gmail.com
Pedro Henrique de Lima Gomes – pedrodublebass@gmail.com
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Palmares I
Resumo:
Palavras-chave:
- INTRODUÇÃO
Diante da matriz energética brasileira verifica-se que cerca de 5,5 % da oferta de eletricidade através de centrais de serviços públicos são de usinas termelétricas a carvão e a gás natural, no qual possui uma perspectiva de aumento para 10,7 % até 2030 (TOLMASQUIM; GUERREIRO; GORINI, 2007). A disciplina de Termoeletricidade em cursos de bacharelado em Engenharias tem o intuito de capacitar esses profissionais para operação e desenvolvimento dessa área tão importante para o país. Uma das principais tópicos da disciplina é a forma de geração de calor as conhecidas caldeiras.
A eficiência energética de uma caldeira é um fator importante para a economia de qualquer usina termoelétrica, pois nela indicará as perdas, no qual busca-se sempre reduzi-las estes valores de perdas de energia perdida. Procura-se trabalhar com equipamentos de alto rendimento e manter a eficiência em um nível máximo. Desta maneira, a determinação da eficiência é de relevância importância.
Este artigo tem o objetivo de apresentar um experimento planejado, de caráter investigatório e exploratório, significativo e contextualizado para o aprendizado na disciplina de Termoeletricidade do curso de Engenharia de Energias. Tal experimento foi realizado com o objetivo de aplicar de forma didática os conhecimentos teóricos da química e da termodinâmica para a confecção de uma caldeira empregada em termelétricas.
As disciplinas cursadas no início dos cursos de Engenharia de Energias como Química e Termodinâmica são fundamentais para o desenvolvimento da disciplina de Termeletricidade. A correta compreensão dos conceitos, por parte dos discentes, poderá garantir uma aprendizagem mais efetiva.
O experimento buscou realizar de forma estratégicas que facilitasse o entendimento real do funcionamento básico de uma caldeira de uma usina termoelétrica, no qual princípios básicos foram realmente abordados, demostrando sua importância para o prosseguimento da disciplina.
Através da disciplina procurou-se construir de forma efetiva uma caldeira tendo a oportunidade de incorporar dispositivos, equipamento e manuseios para assegurar um baixo de perdas, pois a combustão deve ser capaz de permitir uma queima da forma mais completa possível e com o mínimo teor de ar em excesso possível, o que significa prover uma adequada mistura com o ar e a prévia preparação do combustível.
A proposta de uma nova forma de abordar a disciplina de Termoeletricidade tem o intuito de realizar a transição entre teoria e prática aproximando formulas, utilizando a prática experimental como ferramenta para estudo da disciplina, o que ocorria concomitantemente à observação de fenômenos.
...