MECANISMO BIELA E MANIVELA
Por: lindomar.ferreir • 20/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 853 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL CAMPUS PIRITUBA SÃO PAULO – SP |
ENGENHARIA MECÂNICA
ACADÊMICOS
NOME: Anderson Carlos C. de Jesus RA: 1596873663
NOME: Jose Roberto Sanches RA: 0067598260
NOME: Lindomar Ferreira RA: 9930018920
NOME: Leopoldo Alves dos Santos RA: 9930022901
NOME: Ricardo de Souza Lima RA: 2485745021
NOME: Willian Alves de Freitas RA: 1581994374
NOME: Wilian Rocha RA: 1570139472
ASUNTO DO TRABALHO
O MECANISMO BIELA E MANIVELA
DISCIPLINA
DINAMICA DE CORPOS RIGIDOS
São Paulo, 23 de novembro de 2017.
Dá Máquina a Vapor aos Motores de Combustão Interna
Trabalho exigido como complemento avaliativo da Disciplina de Dinâmica de Corpos Rígidos do curso de Bacharel em Engenharia Mecânica da Universidade Anhanguera Educacional - Pólo – Pirituba - São Paulo - SP.
PROFESSOR: Prof. Luiz Edison Witkowski Filho
São Paulo, 23 de novembro de 2017.
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o funcionamento e possíveis implicações do mecanismo biela e manivela bem como seu funcionamento em um sistema de produção.
Biela e manivela é um mecanismo de transformação de movimento biela emblemático da engenharia mecânica é provavelmente um dos mais utilizados por ser simples podendo ser aplicado em várias situações.
Com o passar dos anos, o mecanismo biela e manivela tornou-se um pré-requisito para utilização em motores e pistões com funções em empresas, seu conceito foi sendo aprimorado e atualmente em outras funções auxilia nas operações dos processos industriais.
Palavras-Chave: Mecanismo, biela-manivela, motores, pistões.
SUMÁRIO
RESUMO 3
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 6
3. METODOLOGIA 6
4. CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos a engenharia mecânica tem demonstrado grandes transformações e avanços para conseguir atender as necessidades das empresas e os avanços tecnológicos bem como uma constante corrida, a fim de conseguir atender a sociedade.
O sistema biela-manivela é um mecanismo a qual transforma movimento circular em um movimento de translação, ou vice-versa. Este mecanismo é largamente usado e sua maior aplicação é em motores de combustão interna, onde o movimento linear dos pistões pela explosão do combustivel é transmitido para a haste que gira em um movimento circular sobre o eixo de manivela.
Este mecanismo é o ponto de partida para os sistemas que utilizam o movimento de rotação de um eixo ou de uma árvore para obter movimentos lineares alternativos ou angulares. Sendo esse constituído por a manivela, a biela, o cursor e o bloco por onde ocorrerá a transformação do movimento.
A manivela descreve somente o movimento plano de rotação, a corrediça descreve apenas movimento de translação retilínea e a biela tem um movimento plano geral ou misto (translação e rotação), isto é, os pontos desta ligação têm, simultaneamente, as características dos movimentos de translação e de rotação.
Poucas invenções foram tão importantes para a história da humanidade como a máquina a vapor. Primeiro dispositivo capaz de transformar o calor em energia mecânica com eficiência suficiente para substituir a tração animal, pode ser considerada uma das grandes responsáveis pela revolução industrial no século XIX.
Imagem Biela Manivela
[pic 2]
DESENVOLVIMENTO
Como o sistema biela-manivela é um mecanismo a qual transforma movimento circular em um movimento de translação, ou vice-versa, nosso trabalho consiste em aproveitar este mecanismo com o acionamento elétrico de um motor para fazer com que uma máquina-ferramenta que, através da utilização de uma lâmina de serra com movimento alternativo secciona materiais, o uso destas máquinas se restringe à preparação de materiais que se destinam a trabalhos posteriores.
O motor com redutor foi retirado de uma sucata de máquina, bem como as outras partes utilizadas neste trabalho.
Primeiramente analisamos o movimento do motor em conjunto com o redutor, percebemos então que tínhamos o movimento de manivela, a biela do equipamento foi feita cortando uma das hastes retirada da sucata, (tínhamos 2 hastes de 550mm) ficando uma parte com 230mm que utilizamos na biela e outra sobra com 318mm, esta utilizada na biela foi furada em uma das extremidades para encaixe de um eixo giratório, que posteriormente será acoplado a um arco de serra comum, o equipamento foi fixado a uma prancha de MDF para maior apoio, tínhamos o movimento de biela manivela impulsionando uma serra, mas não tínhamos o equilíbrio nem pressão para o corte da mesma, precisávamos de peso e direcionamento, utilizando a sobra da haste fizemos um suporte móvel, fixando um suporte de eixo na prancha de MDF na parte de trás do motor, a haste foi furada para encaixe no eixo bem como a haste maior que foi acoplada a esta, deixando a haste maior para fixar a serra colocamos o peso desejado e alinhando com o sistema biela manivela conseguimos o direcionamento.
...