MEDIDA E COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS
Por: Eliasjonaspedro • 25/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 248 Visualizações
IFSC – INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRONICOS
EXPERIMENTO 03 – AMPLIFICADORES OPERACIONAIS:
MEDIDA E COMPARAÇÃO DE PARÂMETROS
ELIAS JONAS PEDRO
FLORIANÓPOLIS, 12 MARÇO DE 2016
SUMÁRIO
2 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
3 OBJETIVO................................................................................................................4
4 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................43
6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................44
2 INTRODUÇÃO
Este relatório tem por intuito descrever as atividades realizadas durante a primeira aula experimental na disciplina de Amplificadores Operacionais, utilizado em inúmeras aplicações entre elas como amplificadores de áudio, geradores de ondas, computadores analógicos entre outros. De uma forma simplificada é constituído de 3 partes como pode ser visto na figura 1, a parte do amplificador diferencial de entrada depois vem o amplificador de alto ganho e após isso o amplificador de saída.
[pic 1]
FIGURA 1 – Amplificador operacional.
Os ampop são circuitos integrados que sempre foram utilizados em várias aplicações. No início foram muito utilizados na computação analógica para realizar as operações matemáticas (soma, subtração, divisão e etc) desta forma tiveram características operacionais por isso o nome. (MALVINO. Eletrônica Volume 2, Editora McGraw-Hill. Rio de Janeiro, 1987
Para a realização de tal experimento foi necessário a utilização de vários equipamentos do laboratório, como: osciloscópio para medir sinais de entrada e saída, geradores de função e fontes DC além dos próprios CIs.
- OBJETIVOS
3.1 Objetivos específicos
Os objetivos deste projeto foram:
a) Fazer as simulações dos circuitos eletrônicos.
b) Aplicar as simulações na pratica para verificar se os resultados obtidos são os mesmos e esbarrar com os problemas que podemos encontrar nas montagens dos circuitos.
c) Medir o tempo de atraso que um ampop em relação a um ampop ideal, chamado Slew Rate.
- DESENVOLVIMENTO
4.1 REVISÃO DE LITERATURA
4.1.1 Amplificador operacional
Um amplificador operacional ou ampop é um amplificador com ganho muito elevado. É composto por uma entrada inversora e outra não inversora e somente uma saída, também temos os outros terminais de alimentação representados na figura 2 com + e -.
[pic 2]
FIGURA 2 – AMPOP IDEAL. Disponível em <http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2773-amplificadores-operacionais-novos-e-velhos-conceitos> Acesso 27 de novembro de 2015.
Quando projetamos os circuitos com Amplificadores Operacionais consideramos como se esse circuito fosse ideal, tendo as características:
- Impedância de entrada: Infinita
- Impedância de saída: Nula
- Amplificação: Infinita
Essas características mostram que nas duas entradas do circuito nenhuma corrente é consumida, pois sua impedância de entrada é considerada infinita. E também não temos potência sendo perdida na saída do circuito, pois sua impedância de saída é nula, desta forma sendo amplificado infinitamente, assim teremos uma tensão de saída infinita até saturação.
Essas características ideias são aplicadas para fins de análise e projeto de circuitos amplificadores, porém na prática esses parâmetros não são ideais, desta forma na prática ele funciona com essas características:
- Impedância de entrada: Muito alta.
- Impedância de saída: Muito baixa.
- Amplificação: Muito alta.
Esses valores de impedância e amplificação podem ser encontrados nos datasheets dos amplificadores operacionais utilizados.
A tensão da saída é a diferença entre as entradas multiplicadas pelo ganho em malha aberta:
[pic 3]
4.1.2 Sinal de entrada
Quando aplicamos o sinal na entrada não inversora ele é amplificado e na sua saída terá a mesma fase do sinal de entrada. Quando aplicamos o sinal de entrada na inversora ele é amplificado e diferente da não inversora a sua saída terá a fase invertida como podemos ver na figura 3.
[pic 4]
FIGURA 3 – SINAL DE ENTRADA. Disponível em <http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2773-amplificadores-operacionais-novos-e-velhos-conceitos> Acesso em 27 de novembro de 2015.
4.1.3 Realimentação
Os circuitos normalmente utilizam a realimentação negativa do ampop, pois, devido ao seu elevado ganho o comportamento destes amplificadores é praticamente determinado pelos elementos de realimentação. Tendo a característica de malha fechada como pode ser visto na figura 4, desta forma o ganho pode ser determinado pelo projetista.
[pic 5]
FIGURA 4 - REALIMENTAÇÃO
Os ampop também podem apresentar uma realimentação positiva, possui a desvantagem de uma instabilidade ao circuito por isso menos usado pelos projetistas, não trabalhando como amplificador de sinais, pois sua resposta não é linear, também funcionando como malha fechada.
4.1.4 Amplificador inversor
Na figura 5, mostramos um amplificador inversor, pois a tensão de saída (Vo) está defasada em 180° em relação à entrada (Ve).
[pic 6]
FIGURA 5 – AMPOP INVERSOR. Disponível em <mailto:http://www.peb.ufrj.br/cursos/COB781/Ref-05.pdf> Acesso 03 de fevereiro de 2016.
...