MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO TRABALHADOR
Por: Luiza Miranda • 26/5/2017 • Resenha • 475 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
[pic 1]
MEIO AMBIENTE E SAÚDE DO TRABALHADOR
Aluna: Luíza Miranda Rosa
Prof: Karla Marcia
ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL
Atualmente as empresas/indústrias, são vistas como uma ameaça não só para a sociedade em torno, mas também engloba os funcionários que delas fazem parte. O cenário de risco de saúde que estão presentes nestas, são alarmantes e muitas vezes preocupantes.
Essas colocam em risco o nosso meio ambiente, tendo como: a contaminação do solo, envolvendo também o ar, e na maioria das vezes os rios com os seus despejos. Além de expor o trabalhador, comprometendo sua saúde e segurança. Tendo em vista, que essas indústrias visam somente os lucros.
Para o ambiente de trabalho ser sadio, é necessário possuir regras que garantem e assegurem a saúde do trabalhador, muitos estão expostos a acidentes, estes estão relacionados com: desabamentos, incêndios, explosões, mas se esquecem de que esses podem ser de origem não só ambientais como também física, químicas e biológicas.
Os trabalhadores são expostos a situações que podem causar infecções, transmitidas muitas vezes por materiais cortantes ou perfurantes, contraindo doenças transmissíveis que trazem consequências nocivas à saúde, também por vias respiratórias, pelo simples fato de estar em um ambiente que oferece risco químico, e o mesmo está inalando substancias que tragam risco a saúde, não só através da respiração, mas também o manuseio de algumas matérias químicas que apresentam risco ao trabalhador. Envolvendo também a falta de materiais de trabalho, roupas, EPIs e de ferramentas de uso comum como luvas, máscaras e medidas para evitar contaminação.
Uma indústria que visa seguir os padrões de qualidade deve ter a ambição de liderar e moldar a indústria, definindo o padrão de desempenho. Isso reflete na política de saúde, meio ambiente e segurança. Ter o foco de ser uma indústria exemplar, desenvolvendo uma política ambiciosa para o melhor desempenho nas áreas de saúde, meio ambiente, segurança, qualidade e responsabilidade.
É necessário, agir com responsabilidade diante das problemáticas evidenciadas, tendo a necessidade de monitorar dos acidentes biológicos, químicos e físicos, as condições de trabalho, que na maioria das vezes são desfavoráveis à saúde dos profissionais. As condições de trabalho influenciam e contribuem na saúde do trabalhador. No entanto, isso pode ser reflexo da falta de informação e conhecimento dos trabalhadores, ressaltando assim, a importância dos treinamentos e palestra sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes, ressaltado também, a importância o fornecimento de EPIs, garantindo locais de ambiente que estejam em perfeitas condições.
Essas indústrias/empresas devem assumir o compromisso para impulsionar o desenvolvimento dentro das áreas focais, recursos e ambiente que fornecem direção estratégica para prevenir o meio ambiente. Estes compromissos caracterizam os esforços de uma determinada indústria, que almeja o desempenho de alta qualidade dentro de suas operações, bem como a forma de se envolver em parcerias e iniciativas para impactar e ser referencia para o setor de qualidade.
...