Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho visando a Segurança e Saúde do Trabalhador
Por: grossmann • 23/5/2017 • Projeto de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
METODOLOGIA DA PESQUISA: PROJETO ARTIGO
TÍTULO
Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho visando a Segurança e Saúde do Trabalhador
TEMA DO PROJETO
Com o surgimento da Revolução Industrial, passou a existir uma maior preocupação com a saúde do trabalhador, sendo assim, fez-se necessário a elaboração de normas que tornassem o ambiente mais seguro ao trabalhador.
Nesta linha, passou a existir normas que devem ser cumpridas pelos empregadores, que por sua vez, são fiscalizados, a fim de que essas condições mínimas de trabalho sejam obedecidas.
Diante do exposto, a segurança do trabalho pode ser entendida como conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
JUSTIFICATICA
O acidente de trabalho assim como a doença ocupacional, são os principais danos que podem ocorrer na execução da atividade laboral, podendo advir de inúmeros fatores que estão relacionados a esta relação de trabalho.
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
Dessa forma, o foco a ser analisado neste artigo são os meios de prevenção dos acidentes de trabalho dentro de uma empresa, quais sejam: SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, bem como, legislações que abordam a prevenção dos acidentes de trabalho.
PROBLEMATIZAÇÃO
O acidente de trabalho sempre foi um problema rotineiro na vida do empregador e do empregado, pois não havia legislação que especificasse esse tipo de evento.
No Século XIX, o acidente de trabalho era considerado um acontecimento traumático, decorrente de efeito do acaso, dentro do ambiente de trabalho, onde por vezes era confundido com força maior, caso fortuito, ou até mesmo falta de sorte. (CAIRO JÚNIOR, 2014, p.52).
Martins (2012, p. 414) entende que “acidente de trabalho, em princípio, é aquele que decorre do exercício do trabalho”.
Nesta linha para sanar o problema é que existem normas que regulamentam a prevenção contra o acidente de trabalho. Atualmente o tema “segurança do trabalho” é de suma importância tanto para o empregado, quanto para o empregador e por isso será abordada no presente projeto.
OBJETIVOS
O objetivo geral do presente artigo é detectar os meios de prevenção contra acidentes de trabalho.
Para tal, tem-se como objetivos específicos: investigar o conceito de acidente de trabalho, doença do trabalho e doença profissional; examinar como a empresa pode atuar na prevenção dos acidentes do trabalho e, investigar as normas que regulamentam a prevenção contra acidentes e saúde do trabalhador.
...