Agrotóxicos: Fatores de Risco para o Trabalhador e o Meio Ambiente
Por: Maria da Luz Oliveira • 17/3/2019 • Projeto de pesquisa • 3.528 Palavras (15 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – CAMPUS PATOS
CURSO DE TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Maria da Luz Oliveira
Agrotóxicos: Fatores de Risco para o Trabalhador e o Meio Ambiente
PATOS-PB
2012
Maria da Luz Oliveira
Agrotóxicos: Fatores de Risco para o Trabalhador e o Meio Ambiente
Patos-PB
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 JUSTIFICATIVA 06
3 PROBLEMA E HIPÓTESE 07
4 OBJETIVOS 08
3.1 OBJETIVO GERAL 08
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 08
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 09
6 METODOLOGIA 16
7 CRONOGRAMA 17
8 CONCLUSÃO 18
9 APÊNDICE..............................................................................................................19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Agrotóxicos são defensivos agrícolas, pesticidas, venenos, fertilizantes, entre outras denominações que possuem os agrotóxicos, sejam naturais ou sintéticos destinadas a matar, controlar ou combater, as pragas que se manifestam nas plantações. A utilização dessas substâncias organossintéticas para o controle de pragas e doenças que afetam a produção agrícola foi largamente difundida, em todo mundo, pois uma grande quantidade de substâncias foi sintetizada com a finalidade de combater essas pragas. A utilização dessas substâncias em larga escala tem provocado diversos problemas, principalmente relacionados à contaminação ambiental e à saúde pública (BEZERRA, 2008.). No entanto sua utilização inadequada somada as dificuldades existentes para se conseguir mudanças efetivas em relação ao padrão de uso e o manuseio dos agricultores, por sua vez, são consequências de outros fatores como condições de saúde, educação da população rural, política agrícola, adequação tecnológica, acesso a orientação técnica e manuseio correto de máquinas e equipamentos esses fatores atingem diretamente as condições de trabalho e meio ambiente.
No combate a insetos são utilizadas substâncias inorgânicas, como enxofre e arsênico, e orgânicas, como a nicotina extraída do fumo e o Pyrethrum (inseticida natural feito a partir de flores secas de Crisântemo cinerariifolium e coccineum Crisântemo). Com relação á exposição temos que tanto o trabalhador como a população da região de santa Luzia – PB sofrem pelo uso abusivo, pois a exposição
não é feita apenas na lavoura mas também com a contaminação do meio ambiente, devido ao fato das embalagens dos produtos não terem seu destino correto.
Os trabalhadores rurais enfrentam as más condições de trabalho e os riscos existentes pela atividade exercida, é um risco ao qual o trabalhador está exposto constantemente. O uso descontrolado desses produtos é um dos principais responsáveis pelo elevado número de intoxicações e óbitos que ocorrem na região de Santa Luzia - PB. O uso abusivo de Fertilizantes para que o tempo normal de amadurecimento da plantação seja reduzido agrava a situação, pois além do risco eminente ao trabalhador devido à exposição excessiva, a população que é o consumidor final também sofrerá por tal abuso, pois irá ingerir essas substâncias em grande quantidade, além de que é altamente prejudicial ao meio ambiente, pois contamina solos e rios.
Com as condições precárias que possuem os agricultores da região torna a situação ainda mais grave, no que diz respeito ao uso de agrotóxicos, eles utilizam os mais tóxicos, por serem os mais baratos e por terem um maior nível de ação. Inconsequentemente um grande volume de praguicidas foi colocado à disposição da agricultura, mas não houve a menor preocupação em capacitar o homem do campo para a correta manipulação desses produtos, o que o fez ficar à mercê de seu próprio conhecimento (BEZERRA, 2008). A Manipulação é feita de forma direta e indireta pelo trabalhador, utilizando-se de equipamentos, como bomba e pulverizadores para a aplicação. Também deve ser feita a utilização de EPI´S e para cada produto especifico, devem ser utilizados os equipamentos de proteção indicados, que variam de um produto para outro. É Obrigatório que no rótulo ou bula de cada defensivo conste os equipamentos de proteção necessários para o manuseio e aplicação com segurança.
Sendo assim é necessário que seja analisada as causas de intoxicação pelo uso de agrotóxicos nos trabalhadores, buscando aprofundar as informações sobre o correto manuseio desses produtos químicos, com informações que possam ser divulgadas a todos de forma acessível, também devem ser feitos esclarecimentos e orientações sobre os riscos e os cuidados que devem ser tomados ao fazer contato com agrotóxicos e devem ser repassados para todos os níveis, sendo direito do trabalhador saber de tais riscos. Além disso, também devem ser tomadas medidas preventivas por parte do governo em relação à saúde do trabalhador, como por exemplo, fornecer assistência médica e disponibilizar cursos de capacitação para os trabalhadores rurais, evitando assim que o trabalhador adquira uma doença causada pela incorreta manipulação das substâncias ou até mesmo evitando que o trabalhador venha a Óbito.
2 JUSTIFICATIVA
Trabalhos na direção aqui proposta objetivam auxiliar os trabalhadores rurais, visando estimular o interesse nessa região tão pouco valorizada, como também poder fazer emergir novos elementos da realidade, possibilitando outros referenciais que possam colaborar e subsidiar novas políticas agrícolas mais efetivas e culturalmente adequadas, destacando a importância do uso adequado dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, para que o trabalhador não se exponha diretamente ao agrotóxico, avaliar as causas de intoxicações dos trabalhadores rurais de santa Luzia – PB, para que sejam apontadas medidas de controle para a saúde do trabalhador bem como capacitar o agricultor para que possa manipular tais substâncias com maior segurança, diminuindo assim a possibilidade de intoxicações futuras decorrentes do uso incorreto e da falta de conhecimento sobre o mesmo.
...