MEMORIAL DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE
Por: JSTD • 3/6/2017 • Relatório de pesquisa • 512 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
MEMORIAL DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE
Feira de Santana-BA
2016
MEMORIAL DE ADEQUAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE
Feira de Santana-BA
2016
INTRODUÇÃO
Acessibilidade: qualidade ou caráter do que é acessível facilidade na aproximação no tratamento ou na aquisição (dicionário Houaiss)
Quando pensamos em acessibilidade, a primeira coisa que vem a cabeça é uma rampa para cadeirantes, mas esse conceito vai muito, além disso,
Segundo a lei, no seu decreto 5.296 um ambiente acessível é aquele que: garante condição para utilização, com segurança e autonomia total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos desportivos, por pessoa portadora de deficiência e mobilidade reduzida. Em outras palavras, acessibilidade é: uma mulher grávida, uma anão, ou uma pessoa obesa poder ir e vir, desfrutar de serviços e produtos sem constrangimentos ou empecilhos.
OBJETIVO
O presente projeto tem como meta estabelecer condições de uso confortável, seguro e autônomo de uma residência por parte de uma pessoa portadora de paraplegia. Por lei esse direito e concedido a todo cidadãos que possua alguma deficiência. Assim os profissionais das áreas de serviços e produtos ficam obrigados a seguir as normas vigentes para atender às necessidades de todos os usuários
Esse projeto obedece à norma vigente da ABNT, 9050 referente à:
- Altura das maçanetas;
- Largura das portas;
- Altura do peitoril;
- Áreas de transferência;
- Áreas de circulação;
- Barras de apoio;
- Dimensões mínimas de banheiro;
- Abertura da porta do banheiro;
ALTURA DAS MAÇANETAS.
Às portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento, por isso suas maçanetas devem ser do tipo alavanca e instaladas a uma altura entre 0,90m a 1,10m (item 6.9.2.3 da referida norma).
LARGURA DAS PORTAS
As portas devem ter vão livre de no mínimo 0,90 de largura, em caso de portas de duas folhas pelo menos uma delas deve ter a largura mínima exigirá ( item 6.9.2.1 )
ALTURA DO PEITORIO
O peitoril das janelas deve ser reduzido para 0,70m do piso, para permitir a visualização dos usuários de cadeiras de roda.
ÁREAS DE TRANFARENCIA
As medidas para áreas de manobras sem deslocamento são: para rotação de 90°= 1,20 x 1,20,para rotação de 180° = 1,50 x 1,20 e para rotação de 360° = diâmetro de 1,50 m (item 4.3.3).
ÁREA DE CIRCULAÇÃO
As medidas mínimas para área de circulação devem ter medidas de acordo a necessidade de uso:
- Um cadeirante- mínimo de 0,90m
- Uma cadeirante e uma pessoa em pé- 1.20 a 1,50m
- Dois cadeirantes- 1,50 a 1,80m (item 4.3 e 4.3.1)
DIMENSÕES DO BANHEIRO
Um banheiro para cadeirante deve ter dimensões mínimas de 1,50 x 1,70,podendo chegar a 1,50 x 1,50, nesse caso a porta terá que medir 1,00m de largura.
BARRAS DE APOIO
A localização das barras de apoio devem atender as seguintes condições: junto a bacia sanitária, na lateral e no fundo, com comprimento mínimo de 0,80m e altura de 0,75m do piso.
A barra da parede do fundo deve está a uma distância máxima de 0,11m da sua face externa à parede e entender-se no mínimo 0,30m além do eixo da bacia em direção à parede lateral (item 7.2.4).
...