MEMORIAL EDUCADORES E EDUCANDO
Ensaios: MEMORIAL EDUCADORES E EDUCANDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeanpvh • 15/9/2014 • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 1.516 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CÂMPUS PORTO VELHO/POLO ZONA NORTE
Curso de Técnico em Secretaria Escolar ― Profuncionário
APRIMORAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Jean Rodrigues de Lima
Porto Velho/RO
2014
JEAN RODRIGUES DE LIMA
Educadores e Educandos: Tempos históricos
Memorial Descritivo apresentado no Curso de Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus Porto Velho/Polo Zona Norte sob a orientação do tutor presencial Ana Paula Oliveira Xavier como requisito avaliativo da disciplina de Educadores e Educandos.
PORTO VELHO/RO
2014
1 BREVE RELATO PESSOAL
Comecei o curso no dia 13 de março de 2014 no IFRO, localizado na FATEC, o nome da minha tutora é Ana Paula Oliveira Xavier. O meu primeiro curso técnico a distancia que será um fator importante para a minha vida, pois utilizarei todas as ferramentas que são transmitidas nas aulas. Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória do curso técnico na disciplina Educadores e Educando, iniciado em 05/06/2014, e para elaborá-lo, levei em conta os encontros nas aulas presenciais que envolveram o desenvolvimento dos meus estudos. Além, de considerar este memorial um trabalho auto-avaliativo, acredito que ele será um instrumento confessional das minhas possibilidades de concretizar o meu desejo de cumprir mais uma etapa intelectual de minha vida, e entender a valorização da educação.
2 EXPECTATIVA PARA O MÓDULO
As minhas expectativas na disciplina eram obter conhecimento da importância na história da educação, e de como colocar em prática o aprendizado na rotina do trabalho e entender que a temática a qual se refere este módulo é de extrema relevância, visto que evidencia uma compreensão, por parte dos educadores, da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do Brasil. Isso possibilita aos profissionais da educação verificarem como sujeitos inseridos nesse processo e agentes fundamentais da transformação da escola em um espaço de formação humana.
. O presente documento foi elaborado com o intuito de organizar e relatar o entendimento da disciplina, sendo que será importante para melhorar meu desenvolvimento no curso.
3 SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados
As atividades foram obedecidas à ordem do material do módulo, isso ajudou a compreender como é a estrutura e o conceito da disciplina. Acredito que tive um ótimo crescimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão critica embasada nos conhecimentos adquiridos em relação a educação. Poderei participar dos debates sobre a educação e, quem sabe, fazer algo para melhorá-la. Compreendi que o mundo capitalista está sendo reorganizado pela ideologia neoliberal que se propõe revitalizar o capitalismo de forma a preservar a divisão estrutural de classes e que a privatização da educação pode expressar-se de duas maneiras: uma, na redução ou na realocação de recursos públicos da educação básica e ensino superior e, a outra, na destinação dos recursos públicos para o setor privado, seja pela concessão de bolsa de estudos, benefícios tributários, isenção de impostos, ou pela reconfiguração da educação, disponibilizando-a aos empresários como um negócio rentável e lucrativo. O Governo Federal, parte dos estados e municípios estão dispostos a modificar a educação pública brasileira na legislação constitucional tanto que adotaram como política para a educação: a redução de investimentos públicos, recursos públicos distribuídos de acordo com os resultados previamente estabelecidos, padrão de qualidade e produtividade a ser incorporado, avaliação dos resultados, e modelo de gestão gerencial-racional. A sociedade civil organizada em sindicatos, associações, movimentos populares e organizações não governamentais participam e continuam participando ativamente dos processos de desenvolvimento da educação nacional. Apresentam propostas alternativas construídas nas lutas e nos espaços democráticos de participação. O que se pode afirmar é que o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelos governos é incompatível com a extensão dos direitos
...