EDUCADORES E EDUCANDO: TEMPOS HISTÓRICOS
Tese: EDUCADORES E EDUCANDO: TEMPOS HISTÓRICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janine.Ribeiro • 18/10/2013 • Tese • 832 Palavras (4 Páginas) • 654 Visualizações
PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO
Janine Eloy Ribeiro
MODULO2 - EDUCADORES E EDUCANDO: TEMPOS HISTÓRICOS
20/05/2013
Lista de atividades de estudo e de avaliação proposto para o Programa
UNIDADE 1
Reflexão
Qual o significado da educação?
Qual o significado do ensino?
Quando falamos em educação, estamos falando de várias formas de apropriação de conhecimentos. A educação ocorre em todos os lugares em que haja contato social. Pois é uma pratica social de homens e mulheres e é adotada com o objetivo de socializa-los e humaniza-los culturalmente.
O ensino escolar caracteriza-se por práticas pedagógicas realizadas dentro da escola formal por meio de relação entre professores, funcionários e alunos, de maneira sistemática, programada e intencional, tendo como resultado a obtenção de certificados, diplomas ou títulos.
UNIDADE 2
Reflexão
Algumas das medidas tomadas em Portugal atingiram diretamente a colônia. E quais foram essas medidas?
A corte portuguesa permitia que os indígenas hostis e rebeldes fossem aprisionados pelos portugueses.
Pratique
Como ocorreram as relações entre os colonizadores e os nativos?
Comente a situação atual dos indígenas em nosso pais.
Como acolhemos as crianças e os adolescentes do campo, quilombolas e indígenas na nossa escola?
Os colonizadores portugueses, auxiliados pelos padres jesuítas e pelas ordens religiosas, edificaram aqui uma sociedade hierarquizada e autoritária, em que o poder de mandar centralizava-se no monarca e nas autoridades católicas.
Os jesuítas criaram os aldeamentos e os recolhimentos destinados a catequese, a evangelização e a preparação de mão-de-obra, civilizando as tribos indígenas para que colaborassem na exploração das riquezas das terras.
Os indígenas ainda são tratados como seres inferiores pela grande maioria da população, apesar de haver uma politica de inclusão social.
Na escola onde trabalho não há alunos do campo, quilombolas e/ou indígenas.
UNIDADE 3
Pratique
Escreva sua trajetória no memorial, destacando:
a) Suas alegrias, na relação com os colegas, professores e diretores que teve;
b) Como era a escola onde você estudou? Você recorda quem eram os funcionários?
c) Registre uma lembrança, um caso que marcou sua trajetória.
Estudei em uma escola elitizada e católica de Cuiabá (eu era bolsista). Adorava a escola, minhas amizades era mais com os meninos, eu era meio que rebelde, e participava dos movimentos religiosos dentro dela.
Os professores eram super legais, ainda lembro seus nomes e quando, por ventura, cruzo com eles na cidade, conversamos sobre tudo, eles também se lembram de mim.
O diretor era uma figura, o Padre Morales (sim, o diretor era um padre), ele é mexicano e falado com um sotaque muito forte, as vezes não entendia o que ele falava. Sempre o via caminhando pelos corredores do colégio.
Mas eu tinha uma amizade maior com o tesoureiro, o Padre Wilson, ele é brasileiro e corintiano. Eu ia a sua sala só para conversamos sobre a vida, meus projetos e sonhos, ele meio que me direcionava e incentivava. Foi um grande amigo.
Tenho ótimas lembranças da minha época de escola, principalmente dos retiros que fazíamos, neles iam funcionários, professores e alunos de todas as séries. Fazíamos novas amizades e tínhamos um fim de semana inesquecível.
UNIDADE 4
Pratique
Como a corte portuguesa veio morar na colônia.
Que escolas foram criadas por D. João VI?
Quem não frequentava a escola?
Por
...