TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO DA DISCIPLINA EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Casos: MEMORIAL DESCRITIVO DA DISCIPLINA EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  8.544 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CÂMPUS PORTO VELLHO/POLO ZONA NORTE

Curso de Infraestrutura Escolar ― Profuncionário

MEMORIAL DESCRITIVO

Simone Mota Medeiros

PORTO VELHO/RO

2014

SIMONE MOTA MEDEIROS

MEMORIAL DESCRITIVO DA DISCIPLINA EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Memorial Descritivo apresentado no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Campus Porto Velho/Polo Zona Norte, sob a orientação do tutor presencial Claudinei C. Recco, como requisito avaliativo da disciplina Educadores e Educandos.

PORTO VELHO/RO

2014

1 BREVE RELATO PESSOAL

No dia 19 de março do decorrente ano, eu Simone Mota Medeiros, lotada na E. M. E. I. E. F. Som da Craviola iniciei o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, destinado aos funcionários públicos municipais da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em especial aqueles que trabalham nas escolas, sendo oferecido pela Prefeitura Municipal de Porto Velho em convênio com o Instituto Federal de Rondônia – IFRO através do Prófuncionário que tem como objetivo, oportunizar a qualificação dos trabalhadores em educação a fim de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos mesmos.

2 EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

Compreender e conhecer como os funcionários de escola são importantes para a o bom andamento das atividades dentro da instituição de ensino, são importantes como educadores, entender porque exigem novas maneiras de atuarmos como profissionais de educação e como funcionário precisa adquirir postura educativa para contribuir com a formação dos estudantes, ter a oportunidade de dominar conhecimentos que acrescenta uma boa formação educativa e acrescentar outros elementos para minha formação educacional e profissional.

3 SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA

Atualmente todos nós temos responsabilidades sociais que envolve ações, vivencias, praticas pedagógicas, enfim, todos somos convidados a educar socialmente a nós mesmos e a sociedade.

A escola é o lugar para onde enviamos nossas crianças e adolescente afim de que aprendem a cultura já produzidas, aprendem a conviver com outros e assim eles possam criar e inventar objetos vivenciar valores, sentimentos e sonhos, nossas crianças e adolescentes necessitam cada vez mais de orientações e estímulos.

Educação é uma pratica social entre homens e mulheres, onde o objetivo é de socializar culturalmente, leva o homem a produzir valores, conhecimentos, linguagem, técnica, enfim enquanto tiver vida o homem vive o processo de desenvolvimento educacional.

Ensino escolar são atividades oferecidas pela escola, onde são transmitidos e partilhados saberes e conhecimentos através da relação entre professor e aluno de forma organizada e sistemática, com a intensão de fazer com que o aluno adquira novos conhecimentos que transforma o homem em um ser questionador e formador de opiniões, participando de decisões e inventando novas formas de cultura. Estamos na escola todos os dias e vivenciamos diariamente meninos e meninas no pátio, cozinha, quadra de esporte, secretaria, biblioteca, banheiro, auditório e outros espaços feitos para propor e desenvolver praticas educativas de responsabilidade social. Sabemos que a educação ocorre em todos os lugares, nos hospitais nos estádios de futebol, no palácio da justiça, associações de bairro, nas igrejas, no trânsito e vários outros lugares em que haja contato social.

A educação formal no Brasil começou em 1549 com a chegada dos padres e dos coadjutores, onde criaram colégios, seminários e internatos, com o objetivo de oferecer educação para as elites, filhos de portugueses e aos filhos de fazendeiros e senhores de engenho. A educação formava novos padres para continuar os trabalhos missionários, também foi criado o aldeamento preparação de mão de obra para cultivar as tribos indígenas e colaborar na exploração das riquezas da terra.

O movimento intelectual causou impactos com características especificas em diferentes países, considerando que o movimento visava um pais governado por leis constitucionais e não pela vontade de determinados homens.

Em 1290 a universidade de Coimbra foi criada em Lisboa e transferida para Coimbra em 1308, em 1384 D. Pedro I, retornou a universidade de Lisboa, D. Pedro II, os reis foram declarados protetores da universidade, tornou livre escolas de setores. Em 1537 a universidade voltou a Coimbra, em 1759, os jesuítas fora expulsos de Portugal e das Colônias por Sebastião de Mello. Em 1772, veio a reforma da universidade de Coimbra, que tem como diretor Francisco de Lemos, com o apoio do Marquês de Pombal, nomeado visitador.

D. Pedro I conduziu o Brasil num período denominado primeiro reinado de 1821 a 1831, tornando-se um dos percursores do movimento de separação do Brasil de Portugal. Em 1824, foi outorgada a Constituição Federal por D. Pedro I, onde determinava em seu art. 179 que a intrusão primaria é gratuita a todos os cidadãos, o que nos faz pensar que seria para todos os homens, mas a realidade é outra, naquela época cidadão eram aqueles que possuíam propriedades, terras, bens e participavam do governo local, as escolas continuavam isoladas e acessível somente para a elite da sociedade.

Em 1890, foi instalada a Republica brasileira, com a esperança de alcançar a ordem e o progresso em meio as desigualdades, onde poucos tinham privilégios e milhares de trabalhadores longe das condições básicas de sobrevivência, o índice de analfabetos chega a 80% numa população de 14 milhões de habitantes, resultado de poucos recursos financeiros seguido de poucas escolas primarias e secundarias. Porem o discurso do governo era de modernização da sociedade por meio da educação o que daria impulso para a vida urbana e com isso o crescimento industrial.

O Primeiro Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932, o movimento defendia o direito a educação para todos, pois afirmavam que o caminho para a modernização passava pela reconstrução da educação publica, gratuita, laica e obrigatória, pelo desenvolvimento cientifico e investigativo e pela criação de um sistema nacional de educação integrado e articulado, defendiam a educação publica como questão nacional e de responsabilidade do Estado.

A Ditadura Militar refletiu sobre a educação e a vida dos trabalhadores durante o governo dos militares, a liberdade era restrita as pessoas não tinha direito de expressão, além da censura na televisão, nos jornais, nas letras de musicas e nas escolas. A década de 60 foi marcada pela pressão do contingente populacional que migraram do campo para as cidades, os governos se sentiram pressionados sendo forçados a responder as reivindicações de moradia, escolas, postos de saúde e transporte urbano.

No decorrer da historia os direitos sociais tem sido pensados e praticados como se fossem favores prestados pelos governantes, aos que se mostram agradecidos e merecedores da atenção dos governos, os governantes procuram despolitizar as questões sociais com politicas compensatórias que aliviam temporariamente a pobreza e controlar ou mediar conflitos.

Os direitos sociais é o reconhecimento expresso da população de um país sobre o significado social da educação, da cultura do meio ambiente, do direito a habitação, a informação, a aposentadoria, a saúde, ao lazer e ao transporte. São direitos ligados ao mundo do trabalho e das relações sociais. Dizem respeito a todos. São instituídos pelos embates entre as forças politicas, econômicas e financeiras, que dirigem o país, de um lado, e as lutas dos trabalhadores e dos movimentos populares, de outro, em disputas constantes.

A cidadania também é uma conquista. Ser cidadão, educador e gestor é comprometer-se, é não acreditar que as desigualdades são naturais, que não ter assistência medica, emprego e educação publicam é algo natural. Não, as situações é que são postas desta forma. Avida em sociedade é uma construção humana feita por homens e mulheres, em constante movimento. Portanto as desigualdades são resultados das ações humanas.

É definido como democracia um sistema de governo onde o poder de tomar importante decisões politicas esta com o povo, democracia é o governo do povo para o povo, onde o poder reside em uma elite autoeleita.

A identidade é conceituada como um conjunto de símbolos, significados experiências, rituais, códigos de linguagem e ações praticas que congregam aqueles que com eles se identificam e por meio deles revelam uma distinção entre o seu e o outro, nós e eles. Esta em continuo processo de construção e reconstrução, adquire maior força e expressão quando os cidadãos se encontram em posição desvalorizada dentro da sociedade dividida em classes sociais. Emerge das praticas histórico culturais dos grupos ou das categorias profissionais em torno de um objeto social que os unificam num todo ou que os fazem distintos e específicos numa sociedade.

A educação publica é considerada um instrumento fundamental para o desenvolvimento social, cultural, politico e econômico do país, de seu povo, e garantia dos direitos básicos de cidadania, de justiça social e dos valores democráticos. A escola publica é o espaço por onde passa uma parcela significativa de nossas crianças e jovens cada vez mais equipados.

Como trabalhadores da educação, devemos estar sempre em condições de acolher, conviver com os alunos, e possibilitar-lhes experiências com valores morais e éticos, princípios e conteúdos que proporcionam uma vida valorosa formação escolar e humana.

4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Este modulo possibilitou relembrar todo processo de desenvolvimento do nosso pais, desde de o período de colonização quando começou o processo de implantação do sistema de ensino que antes, poucos tinham direitos, e que através de lutas e manifestos foi possível mudar o rumo da historia, que levou a conquista de direitos para aqueles que realmente tem direito a escola, saúde, lazer, moradia, enfim todos os direitos sociais que uma sociedade deve ter. Adquiri conhecimentos históricos a respeito do espaço escolar, bem como as relações entre classes sociais e educação dentro do processo educativo entre homens e mulheres e que cada um de nós temos o dever de participar de forma positiva na formação de sujeitos históricos de uma sociedade.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.287. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Educadores e educandos: tempos históricos /Maria Abádia da Silva, – 4.ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2012.

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »