MICROBIOLOGIA AMBIENTAL ASSEPSIA DAS MÃOS
Por: Clau Alves • 27/10/2015 • Relatório de pesquisa • 422 Palavras (2 Páginas) • 1.395 Visualizações
[pic 1]
CLAUDINEIA ALVES FEITOSA
NATHANNE VIANA
RODRIGO DA MOTA BICALHO
RONEY JOSÉ MONTEIRO
VIVIELE APARECIDA MORAIS
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
ASSEPSIA DAS MÃOS
GOVERNADOR VALADARES
2015
[pic 2]
CLAUDINEIA ALVES FEITOSA
NATHANNE VIANA
RODRIGO DA MOTA BICALHO
RONEY JOSÉ MONTEIRO
VIVIELE APARECIDA MORAIS
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
ASSEPSIA DAS MÃOS
TRABALHO PARCIAL, apresentado a Universidade PITÁGORAS, como parte das exigências para a obtenção do título de ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITARIA.
Orientador: VÂNIA GUIMARÁES DA SILVA MARTINS
Governador Valadares
2015
INTRODUÇÃO
ASSEPCIA DAS MÃOS
Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca. A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. As mãos devem ser lavadas antes e após todo e qualquer procedimento. É a lavagem das mãos o cuidado que evita infecção cruzada, ou seja, a veiculação de microorganismos de um paciente para o outro, de um paciente para o profissional, de utensílios permanentes para o profissional ou para o paciente (camas, telefone, etc.). Podemos citas que a lavagem das mãos tem por finalidade de diminuir o número de microorganismos, eliminarem sujidades, substâncias tóxicas e medicamentosas, evitar disseminação de doenças, proteger a saúde do profissional.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a existência da microbiota nas mãos e identificar as diversas colônias bacterianas.
MATERIAIS UTILIZADOS
Foram utilizados para a realização desta pratica Anti-séptico comercial, sabão, álcool iodado, placas de Agar simples e toalhas de papel estéreis.
EXECUSÃO
Utilizando a placa de aguar simples, dividimos em 4 setores e identificamos com os números de 1 a 4, sem lavar as mãos tocamos o dedo indicador na parte 1, lavamos as mãos com água e sabão, enxugamos com uma folha de papel toalha estéril e tocamos o dedo indicador na parte 2, esterilizamos as mãos com anti-séptico, secamos com papel toalha novamente e tocamos a parte 3 com o dedo indicador, passamos álcool-iodado no dedo indicador e repetimos o processo na parte 4, por fim, incubamos a placa á 37°c por 24 horas.
...