MINISTRANTE: ENGENHEIRO CIVIL, CAETANO DE QUEIROZ MONTEIRO
Por: andrefelipeamato • 22/9/2016 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RESUMO DA PALESTRA “ÁREA DE ESTRUTURAS”
RECIFE, 2016
TURMA: NA26.0 / SALA: G705 / TURNO: NOITE
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: FERNANDO BOTELHO / DIOGO MAIA
MINISTRANTE: ENGENHEIRO CIVIL, CAETANO DE QUEIROZ MONTEIRO
A estrutura na construção civil pode ser conceituada como o conjunto de elementos resistentes (as vigas, os pilares,...) de uma edificação, exercendo o papel de suporte das cargas. A transmissão de cargas vai sendo repassada de elemento para elemento, até chegar ao estágio final de descarga, o solo. Caso o solo não seja suficiente para receber essas cargas das estruturas, utilizam-se como auxílio as fundações.
Para originar uma obra civil, primeiramente, é preciso decidir qual é a sua natureza (pública ou privada). Uma construção civil pública é motivada pela necessidade social ou operacional, já uma construção civil privada tem uma finalidade financeira.
Qualquer que seja o tipo de obra civil, ela sempre vai ser guiada pela ordem das seguintes etapas: 1) projeto arquitetônico (é o esboço gráfico e tridimensional (maquete) da obra desejada); 2) especificações (são as características que se pretende utilizar, como por exemplo, tipo de revestimento; 3) orçamento (é o levantamento dos gastos que envolvem a obra desejada; 4) projeto estrutural ; 5) projeto executivo.
Após a etapa de orçamento, dá-se início a etapa do projeto estrutural, onde nela vai ser feito a definição ou lançamento da estrutura, a análise estrutural (estudo dos esforços que vão atuar nos elementos estruturais, e, por fim, o dimensionamento da estrutura). A análise estrutural e o dimensionamento em conjunto formam o cálculo estrutural.
Existem também outros projetos envolvidos do ponto de vista elétrico, hidráulico, de esgotamento sanitário, além do projeto executivo que envolverá o planejamento da execução da obra, o controle de qualidade e a execução da construção civil propriamente dita.
As principais ferramentas de um engenheiro da área de estruturas são o computador e um software espécifico. Alguns desses softwares para cálculo estrutural são: Ansys (é mais utilizado na área acadêmica); Sap2000 (muito utilizado na análise estrutural); Eberick e o TQS (utilizados no dimensionamento).
...