MODULAÇÃO AM – DSB TC
Por: Henrique.smorais • 3/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 691 Palavras (3 Páginas) • 680 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO[pic 1]
ICEA – CAMPUS JM
RELATÓRIO DA PRÁTICA I
MODULAÇÃO AM – DSB TC
Alunos: Felipe Moreira Bernardes 11.1.8096
Mateus Oliveira dos Santos 11.2.8093
Marcos Teixeira 10.18199
Fundamentos de Comunicações
Prof.: Luiz Correa
João Monlevade 18 de outubro de 2014
A modulação em amplitude ou modulação AM é uma forma de modulação de um sinal senoidal onde a amplitude varia em função do sinal de interesse, ou sinal modulador, a frequência e a fase da portadora são mantidas constantes.
Podemos considerar esse tipo de sinal como uma aplicação matematicamente direta da propriedade de deslocamento em frequências da transformada de Fourrier, assim como a propriedade da convolução.
Nessa aula prática vamos montar um sinal de modulação AM, gerando portadoras proporcionais ao sinal banda base. Existem dois tipos de moduladores para sinais AM, nessa prática iremos utilizar o modulador chaveado.
Roteiro
Primeiro para filtrar esse sinal precisamos medir o valor do capacitor que iremos utilizar, para isso temos a fórmula: , onde f = 100.000Hz; L = 100nWb [pic 2]
Sendo assim temos um valor de capacitor igual a 2.5nF.
Agora que temos o valor podemos montar o circuito a seguir:
[pic 3]
Onde vemos o valor de 100n, iremos substituir pelo capacitor encontrado no item anterior, porém ao realizarmos a prática não possuíamos um capacitor com tal valor, sendo assim tiver que utilizar de dois capacitores de 4.7nF colocados em série obtendo assim um valor aproximado de 2.35nF, que é bem próximo do valor que precisávamos.
[pic 4]
[pic 5]
Utilizamos o gerador de funções para gerar o sinal especificado, sendo assim tivemos uma portador de m(t) com fc = 1000Hz e A = 2 V.
[pic 6]
Temos um sinal senoidal e após isso um sinal transladado na amplitude,
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
Quando temos um modulador chaveado nossa onda também fica chaveada em frequências constantes, sendo assim quando a chave está fechada os pontos estão em curto circuito e devido a isso a tensão é zero, quando a chave é aberta a tensão acompanha o sinal e(t) e a queda de tensão é desprezada devido a impedância de entrada do filtro passa-faixa que é muito maior que o resistor.
[pic 10]
[pic 11]
Ao variar o espectro da frequência do sinal modulador transladado e após passarmos pelo filtro passa-faixa sintonizado em frequências diferentes e componentes de frequência centradas na frequência da portadora atenuamos todas as demais.
...