MRP E MRP II
Exames: MRP E MRP II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DBrito • 28/3/2014 • 843 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
MRP
INTRODUÇÃO
MRP significa o planejamento das necessidades de materiais, como o planejamento dos recursos de manufatura, auxiliando as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recurso com o apoio de sistemas informatizados. Com o tempo, esse conceito desenvolveu-se de um foco na gestão de operações, que auxiliava o planejamento e controle das necessidades de materiais, para se tornar, atualmente, um sistema corporativo que apoia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. Esse método é usado em empresas de manufatura, embora haja alguns casos de aplicação em ambientes não manufatureiros.
SISTEMA MRP
O sistema MRP (Planejamento das necessidades de materiais) surgiu durante a década de 60, com o objetivo de executar computacionalmente a atividade de planejamento das necessidades de materiais, permitindo assim determinar, precisa e rapidamente, às prioridades das ordens de compra e fabricação.
O sistema MRP foi concebido a partir da formulação dos conceitos desenvolvidos de que os itens em estoque podem ser divididos em duas categorias:
• Itens de demanda dependente que são os materiais que compõem o produto acabado, podendo ser calculado com a demanda deste.
• Itens de demanda independente que são os itens de produtos acabados possuem uma demanda independente que deve ser prevista com base no mercado consumidor.
A relação entre tais itens pode ser estabelecida por uma lista de materiais que definem a quantidade de componentes que serão necessários para se produzir um determinado produto.
Os benefícios trazidos pelo MRP são : redução do custo de estoque; melhoria da eficiência da emissão e da programação; redução dos custos operacionais e aumento da eficiência da fábrica.
O fluxo de informações de entrada e saída de um sistema de MRP está ilustrado abaixo.
Com a finalidade de se conseguir uma implementação de sucesso de um sistema MRP, é necessário entre outros fatores : realizar uma adequação do MRP ao sistema de manufatura; o comprometimento e envolvimento da alta gerência; treinamento dos empregados.
MRP II
O sistema MRP II que significa Planejamento dos Recursos da Manufatura, é a evolução natural da lógica do sistema MRP, com a extensão do conceito de cálculo das necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura e não mais apenas dos recursos materiais.
Um sistema hierárquico de administração da produção, em que os planos de longo prazo de produção, agregados (que contemplam níveis globais de produção e setores produtivos), são sucessivamente detalhados até se chegar ao nível do planejamento de componentes e máquinas específicas
O sistema MRP II é um sistema integrado de planejamento e programação da produção, baseado no uso de computadores. Estes softwares são estruturados de forma modular, possuindo diversos módulos que variam em especialização e números. No entanto, pode-se afirmar que os módulos principais do MRP II são :
• Módulo de planejamento da produção: Este módulo visa auxiliar a decisão dos planejadores quanto aos níveis agregados de estoques e produção período-a-período. Devido a agregação e quantidade de dados detalhados, é usado para um planejamento de longo prazo.
• Módulo de planejamento mestre da produção (MPS): Este módulo representa
...